Histórico

Bairro da Lapa vira enredo de documentário

Amor pelo samba levou cantora americana de New York até o bairro mais boêmio e tradicional do Rio de Janeiro

Joselina Reis

Separados
Clarice e Irene Walsh no mercado da Glória, na Lapa

O tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, virou enredo de um documentário feito pela americana Irene Walsh.

A paixão da produtora pelo Brasil começou há oito anos, quando ela descobriu o samba brasileiro. A conexão com a música foi tanta, segundo ela, que agora quer mostrar de onde vem esse ritmo tão contagiante. O documentário “Samba da Lapa” está em fase de produção e por isso ela está angariando fundos para terminar seu projeto.

Irene conta que em uma viagem ao Rio de Janeiro, à procura de inspiração musical para seu trabalho como cantora em New York, ela descobriu o bairro da Lapa. “Eu conheci artistas na Lapa e a partir dai veio a ideia do documentário”, lembra a cantora, que aprendeu a falar português ouvindo samba e videos no Youtube.

No filme, Irene retrata a história dos músicos que moram na Lapa, a revitalização do bairro e a popularidade do samba. O filme utiliza filmagens de apresentações ao vivo, demonstrações de instrumentos de samba e mais de 30 entrevistas com pessoas influentes como músicos, compositores, produtores e historiadores. “Os brasileiros que encontrei são maravilhosos e ficamos tão amigos que até hoje cantamos juntos em algumas oportunidades”, lembra a cantora.

A melodia do samba de raiz brasileiro encantou a americana, que hoje canta o samba em restaurantes de New York. Em seus shows ela sempre apresenta talentos brasileiros em New York. O próximo show será no dia 29 de abril com a participação dos músicos Sergio Krakowski e Rob Curto (www.splitrockfilms.com/shows).

O documentário foi gravado entre 2010 e 2013, e deve estar no circuito de festivais e possivelmente na rede PBS de TV no próximo ano. Para terminar a produção, o documentário necessita de cerca de $35 mil. Para angariar os recursos necessários, a cantora começou uma campanha online através dos endereços http://igg.me/at/lapatheheartofsamba /x/6180230 e www.splitrockfilms.com/contribuir.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo