Antonio Tozzi Esportes

Bia Haddad Maia é esperança brasileira no Miami Open

Bia Haddade Maian é o grande nome do Brasil no Miami Open (Foto: Wikipedia)
Bia Haddade Maian é o grande nome do Brasil no Miami Open (Foto: Wikipedia)

A paulistana Bia Haddad Maia, 13ª no ranking da WTA (Women’s Tennis Association) e melhor brasileira classificada na Era Aberta (Maria Esther Bueno foi a maior tenista do Brasil, mas atuou em fase amadora), será uma das cabeças de chave do Miami Open, um dos maiores torneios de tênis do mundo, que atrai os melhores jogadores do esporte–incluindo Roger Federer e Serena Williams, ambos aposentados recentemente–por duas semanas de emocionante competição nas quadras montadas em Miami Gardens .

Milhares de fãs apaixonados de todo o mundo visitam o sul da Flórida para ver os maiores nomes da música, entretenimento e esportes assistirem ao evento, que saiu de Key Biscayne para Hard Rock Stadium desde 2019.

Duas semanas de tênis de alto nível

Os melhores tenistas profissionais do mundo estarão em quadra no Hard Rock Stadium de 20 de março a 2 de abril de 2023 no Miami Open apresentado pelo Itaú. O torneio de tênis de duas semanas em Miami Gardens atrai uma multidão apaixonada de todo o mundo. Juntamente com o melhor do tênis, o evento é a combinação perfeita de entretenimento, comida, arte e cultura – tudo que faz a fama de Miami e de Miami Beach.

Esse evento annual de duas semanas tornou-se um dos mais prestigiados no circuito mundial de tênis da ATP (masculino) e da WTA (feminino). Atualmente, o torneio distribui premiação de mais de $17 milhões – apenas os torneios de Grand Slams pagam mais. Por este motivo, é conhecido informalmente como “o quinto Grand Slam”.

As estrelas do tênis

Os maiores nomes do tênis competiram no The Miami Open ao longo dos anos. Fãs desta modalidade esportiva assistiram Serena Williams ganhar um recorde de oito títulos de simples, e Miami é onde Rafael Nadal e Roger Federer começaram sua rivalidade, jogando sua primeira partida entre eles em 2004. Em 2020, o polonês Hubert Hurkacz conquistou seu primeiro troféu Masters 1000 no evento, e Gustavo “ Guga” Kuerten chegou a uma semifinal na época em que estava no auge.

Os fãs deste ano podem esperar ver alguns dos maiores nomes do tênis competirem. O campo de jogadores até o momento desta publicação inclui Pablo Alcaraz, Stefano Tsitipas, Taylor Fritz, Iga Swiatek, Coco Gauff e muitas outras estrelas.

Local: Hard Rock Stadium

Após 32 anos no Crandon Park em Key Biscayne, o Miami Open mudou-se para o Hard Rock Stadium em 2019, oferecendo aos torcedores melhor estacionamento, mais espaço e experiências elevadas. Os fãs de tênis podem aproveitar as mesmas acomodações luxuosas que os fãs do Miami Dolphins estão acostumados a desfrutar nos jogos de futebol. A quadra do estádio, um estádio de 13.800 lugares, possui placas de LED de 360 graus que melhoram a experiência de entretenimento. Há assentos adicionais nas quadras externas, incluindo uma Butch Buchholz Court com capacidade para 3.500 lugares. Resumindo, há muito espaço para assistir a um ótimo tênis.

Atividades relacionadas no Miami Open

Embora o tênis seja a estrela do show no Miami Open, sempre há música, moda e comida, e o amplo espaço para eventos oferece muitos lugares para festejar como um profissional. Músicos oferecerão uma variedade de melodias e DJs tocarão música de boate por todo o campus. Como Miami é uma líder cultural, os hóspedes também podem ver murais vibrantes pintados por seis artistas locais em todo o espaço. Se você quiser fazer compras, encontrará mercadorias da Lacoste. A Cadillac oferecerá seu novo Display Experiencial. Telas grandes posicionadas garantem que os torcedores não percam um minuto de jogo.

O que comer e beber no Miami Open

Os fãs não passarão fome na ampla configuração em estilo de praça de alimentação do Hard Rock Stadium. Não espere os lanches médios de eventos esportivos–as ofertas de comida combinam com a experiência sofisticada. Os hóspedes podem escolher entre uma variedade de pratos internacionais de dar água na boca oferecidos pelos favoritos de Miami, com pop-ups de restaurantes como Casa Tua Cucina, Kiki on the River, The Wharf, Bodega, Cheeseburger Baby, Omakai Sushi, Dos Croquetas e muitos outros restaurantes espalhados por todo o local. Há também bares que servem cerveja, vinho e coquetéis especiais.

Dicas para o melhor tênis

O sul da Flórida se caracteriza por dias quentes e ensolaradas, então passe protetor solar e use seus óculos de sol para os jogos do dia. O Hard Rock Stadium é amplo e você terá dse caminhar bastante, então certifique-se de usar sapatos confortáveis. Enquanto muitos se vestem para impressionar, você ainda vai se encaixar com lindos tênis ou sapatilhas combinadas com estilosos “athleisure”, vestidos casuais, polos, botões e talvez um suéter leve se você for um dos sortudos assistindo partidas de uma suíte chique.

Ingressos

Os participantes podem comprar pacotes completos de torneios (onde você não perderá um momento da ação), mini-pacotes ou ingressos para sessões individuais. Os ingressos podem ser adquiridos online através do www.ticketmaster.com/miami-open-tennis-tickets, ou ligando para (305) 943-OPEN (6736).

Galo na fase de grupos da Libertadores

Dupla de ataque de Paulinho e Hulk comanda a classificação do Galo à fase de grupos da Libertadores (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Dupla de ataque de Paulinho e Hulk comanda a classificação do Galo à fase de grupos da Libertadores (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

O Atlético-MG está na fase de grupos da Libertadores, primeiro grande objetivo do clube no semestre. A vaga foi alcançada com vitória sobre o Millonarios (COL) por 3 a 1, no Mineirão, e com o brilho de uma dupla de ataque que vem se destacando neste começo de temporada: Paulinho e Hulk. O primeiro marcou duas vezes, de cabeça. O segundo fechou o placar com um golaço, de meia bicicleta. Uribe fez o gol de honra dos colombianos.

O sorteio da fase de grupos da Libertadores será no próximo dia 27. O Atlético ficará no pote 4. A fase de grupos começa em 5 de abril. O Galo fará esse primeiro jogo entre a ida e a volta da final do Campeonato Mineiro, que é outra vaga que o clube ainda busca.

Semifinalista do Campeonato Mineiro

Classificado na Libertadores, o Atlético tem pela frente outra vaga em jogo. No sábado (18), o Galo recebe o Athletic no Independência pela partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. No jogo de ida a derrota foi de 1 a 0, com direito a pênalti desperdiçado por Hulk. Agora, o Alvinegro precisa de uma vitória simples para avançar à final do Estadual.

Na outra partida da semifinal, o América-MG bateu o Cruzeiro por 2 a 0, com dois gols de Juninho, e está numa posição privilegiada. No jogo de volta, marcado para o domingo (19) no Estádio Independência, o Coelho pode perder até por um gol de diferença para carimbar sua presença nas finais do Campeonato Mineiro.

Definidas as semifinais do Paulistão 2023

Os jogadores Fabinho e Zé Rafael durante treinamento na Academia de Futebol preparando-se para enfrentar o Ituano (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Os jogadores Fabinho e Zé Rafael durante treinamento na Academia de Futebol preparando-se para enfrentar o Ituano (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Palmeiras x Ituano e Água Santa x Bragantino são as duas semifinais do Paulistão 2023, programadas para este final de semana. Por ter feito a melhor campanha, o Verdão joga sua partida em casa contra a equipe de Itu no domingo (19). A outra semifinal será no sábado (18) no Distrital do Inamar em Diadema, porque a equipe de Grande São Paulo ficou um ponto à frente do Red Bull Bragantino.

As definições dos semifinalistas surpreendeu os especialistas. Como sempre, a Federação Paulista de Futebol (FPF) montou as chaves com a intenção de os quatro times grandes de São Paulo se enfrentarem nas semifinais. No entanto, o roteiro deste ano foi diferente.

O primeiro a decepcionar foi o Santos Futebol Clube que, pela terceira vez consecutiva, sequer chegou às quartas de final do campeonato estadual. O clube de Pelé terminou em 3º lugar no Grupo A, com a mesma pontuação, os mesmos número de gols marcados e de gols sofridos que o Botafogo de Ribeirão Preto. O clube do interior, porém, se classificou por ter obtido uma vitória a mais do que o Alvinegro praiano na chave que teve o Red Bull Bragantino como campeão com 20 pontos.

No grupo B, São Paulo e Água Santa terminaram com a mesma pontuação – 23 pontos, sete vitórias, dois empates e três derrotas -, mas o Tricolor do Morumbi ficou como mandante por ter feito um melhor saldo de gol do que o time de Diadema.

Corinthians se classificou com folga no grupo C, com 21 pontos, enquanto o Ituano somente obteve 12 pontos na classificação geral. Desse modo, o Alvinegro da capital paulista teve o privilégio de receber o clube do interior em seus domínios.

Por fim, no Grupo D, se registrou o maior equilíbrio. O Palmeiras, atual campeão paulista, foi dono da melhor campanha com 28 pontos e teve como adversário o São Bernardo, dono da segunda melhor campanha, com 26 pontos conquistados. Graças ao esdrúxulo regulamento da FPF, aceito pelos clubes, os dois melhores times do certame tiveram de se enfrentar.

O Verdão abriu as quartas de final no Allianz Parque no sábado (11) e bateu o time do ABC por 1 a 0 em um jogo bastante disputado, decidido por um gol de Rony de cabeça ainda no primeiro tempo.

No domingo (12), foram definidos mais dois semifinalistas. O Red Bull Bragantino recebeu o Botafogo-RP e não teve trabalho para derrotar a Pantera de Ribeirão Preto por 2 a 0, com dois gols do meia Bruninho. Antes, porém, a zebra apareceu na Neoquímica Arena, lotada com mais de 45 mil torcedores. Nem mesmo o incentivo da torcida foi suficiente para o Timão derrotar o Ituano – o pior classificado entre os times das quartas de final do Paulistão. O jogo terminou empatado em 1 a 1 com gols de Raí Ramos e Paulinho, respectivamente para o Ituano e para o Corinthians. A decisão foi para a série de penalidades máximas e o time do interior se classificou ao vencer o rival por 7 a 6 para decepção dos corintianos.

A última partida das quartas de final foi disputada na noite de segunda-feira (13) entre São Paulo e Água Santa. O Tricolor do Morumbi teve de jogar no Allianz Parque, casa do Palmeiras, porque a banda de pop rock Coldplay estava se apresentando em seu estádio. A equipe da capital apresentou um futebol sem criatividade e não passou de um 0 a 0 com o Água Santa. Assim como o rival Corinthians, foi paraos pênaltis e saiu derrotado pelo adversário por 6 a 5, para tristeza dos quase 40 mil torcedores que lotaram o estádio.

Assim, o Palmeiras, uma equipe considerada “grande”, está nas semifinais. Aliás, pela quarta vez consecutiva: em 2020 foi campeão ao derrotar o Corinthians na cobrança de pênaltis; em 2021 foi vice-campeã ao ser derrotada pelo São Paulo, na época dirigido por Hernan Crespo; em 2022, deu o troco e se sagrou campeã ao bater o Tricolor por 4 a 0 no Allianz Parque depois de ter sido derrotada no Morumbi por 3 a 1. Este ano, a responsabilidade é ainda maior, pelo fato de o Palmeiras ser o franco favorito, única equipe invicta da competição e com a vantagem de decidir em casa.

As más notícias para Santos, Corinthians e São Paulo não se resumem às desclassificações. Após a definição dos finalistas neste final de semana, o futebol brasileiro para em respeito à data Fifa – a Seleção Brasileira jogará um amistoso contra o Marrocos na casa da seleção africana – e as finais estão marcadas para os dias 2 e 9 de abril. Ou seja, as equipes devem ficar sem atividade por quase um mês, isto representa um enorme prejuízo em termos de arrecadações e premiações.

Agora é o momento de se prepararem para as três principais competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Torneios Internacionais – Corinthians na Libertadores; Santos e São Paulo na Sul-Americana.

Flamengo e Volta Redonda “roubam” a vantagem de Vasco da Gama e do Fluminense

Arrascaeta treina forte no Ninho do Urubu e espera marcar outro golaço no segundo jogo da semifinal contra o Vasco da Gama (Foto: Marcelo Cortes / CRF)
Arrascaeta treina forte no Ninho do Urubu e espera marcar outro golaço no segundo jogo da semifinal contra o Vasco da Gama (Foto: Marcelo Cortes / CRF)

O Fluminense fez a melhor campanha no Campeonato Carioca de 2023 e conquistou a Taça Guanabara, taça que simboliza este feito. No entanto, a vantagem se desfez no jogo de ida da semifinal contra o Voltaço no Estádio Raulino de Oliveira no domingo (12) em Volta Redonda. O time do interior bateu o Tricolor das Laranjeiras por 2 a 1, com gols de Pedrinho e Lelê e de Nino para o Flu. Ironicamente, Lelê já está contratado pelo Fluminense e mesmo assim não teve dó de sua futura equipe.

As equipes voltam a se enfrentar no sábado (18), no Maracanã, e o Voltaço tem a vantagem do empate para se tornar finalista do Cariocão pela primeira vez em sua história. Ao time do técnico Fernando Diniz, cabe a tarefa de comprovar a fama de ser o melhor time do Rio de Janeiro na atualidade e espantar a “zebra”.

Flamengo e Vasco da Gama fizeram uma partida eletrizante na noite de segunda-feira (13), com viradas e golaços. O Cruzmaltino saiu na frente com um sem pulo sensacional de Gabriel Pec, após uma falha bisonha de Rodrigo Caio. O empate do Rubro-Negro também saiu de um chute maravilhoso de Arrascaeta que aproveitou o rebote da zaga vascaína e chutou no ângulo do goleiro Leo Jardim. O Flamengo virou o jogo após uma pixotada do zagueiro Capasso que foi sair jogando e deu a bola de graça para Pedro dentro da área do Vasco. O artilheiro não perdoou e mandou para o fundo da rede.

Na segunda etapa, Alex Teixeira empatou a partida com uma cabeçada. E o gol da vitória flamenguista também foi de cabeça, com o zagueiro Fabrício Bruno aproveitando uma bola levantada na área do time de São Januário. Foi a primeira vitória do técnico português Vitor Pereira em um clássico no futebol brasileiro.

Agora, a vantagem passou para o Flamengo, que precisa apenas de um empate para carimbar vaga na final do Cariocão. O técnico Maurício Barbieri, do Vasco da Gama, precisará motivar seu elenco para superar as dificuldades e se tornar finalista do torneio – a primeira competição disputada pelo Vasco da Gama desde que se tornou uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e é comandada pelo grupo 777.

Flamengo e Palmeiras confirmados no novo Mundial de Clubes em 2025

Conmebol confirmou Rio de Janeiro e Montevidéu como sedes (Foto: Conmebol)
Conmebol confirmou Rio de Janeiro e Montevidéu como sedes (Foto: Conmebol)

A Fifa terá novidades para o novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025. A entidade anunciou que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vagas garantidas. Desse modo, Palmeiras, vencedor em 2021, e Flamengo, que ganhou em 2022, estão assegurados no torneio.

Esse formato do Mundial ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo de  seleções, ou seja, de quatro em quatro anos. A distribuição das vagas dentro dos continentes será ainda definida pelas respectivas confederações.

A Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que automaticamente garante Palmeiras e Flamengo.

Além deles, se somarão os campeões de 2023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos — o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações, que vão ainda definir seus representantes.

O ranking, neste caso de preenchimento de vagas, vai levar em consideração apenas o período entre 2021 e 2024. O desempenho histórico não contará.

No caso da Uefa, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025 — portanto Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, estão dentro. As outras oito vagas serão decididas por ranking continental — e não pode haver mais de dois times por país. A exceção fica caso o mesmo país tenha campeões diferentes.

O ranking continental para definir os restantes das vagas respeitará a regra dos dois países. Ou seja, caso tenhamos clubes brasileiros campeões da Libertadores em 2023 e 2024 (que não sejam Flamengo e Palmeiras, que já estão garantidos), as vagas remanescentes contemplarão os melhores clubes do ranking que não sejam do Brasil.

O Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade na terça-feira (14) a alocação de vagas para o novo Mundial de Clubes, que terá 32 clubes e será disputado entre junho e julho de 2025. Segundo a entidade, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos.

Veja a divisão:

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte e Central): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

Em relação à próxima edição do Mundial de Clubes, que será disputado no formato atual com sete clubes (um de cada continente e mais um representante do país-sede), o conselho da Fifa nomeou por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será realizado de 12 a 22 de dezembro de 2023.

A Conmebol anunciou também que o Maracanã será o estádio que abrigará a final da Copa Libertadores da América marcada para o dia 11 de novembro. A final da Copa Sul-Americana será no dia 28 de outubro na capital uruguaia, no Estádio Centenário.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo