Histórico

Biblioteca itinerante do Rotary Club de Boca Raton já possui 400 títulos

Projeto de incentivo à leitura em português quer oferecer livros grátis à comunidade

Jefferson Hammes, Marco Dombrowski, Álvaro Modernel e Ivanete Dombrowski
Jefferson Hammes, Marco Dombrowski, Álvaro Modernel e Ivanete Dombrowski

O projeto Biblioteca Comunitária já conta com mais de 400 títulos de autores brasileiros. O lançamento oficial do projeto idealizado pelo Rotary Club Boca West aconteceu no dia 24 de junho no restaurante Picanha Brazil. A partir de agora, os interessados já podem emprestar os livros gratuitamente e sem a necessidade de cadastro. Por enquanto, o Rotary oferece apenas dois locais de entrega e coleta, porém ainda este mês outro comércio brasileiro será acrescentado à lista.

Marco Dombrowski, presidente do Rotary Club Boca Raton West, lembra que a campanha para coleta de livros continua. A única exigência é que os livros sejam escritos em português. “É um incentivo à leitura em nosso idioma”, lembra o presidente. Inicialmente, a ideia era oferecer livros apenas para adultos, mas as crianças começaram a trazer livros e agora a biblioteca também tem títulos infantis.

De acordo com Ivanete Dombrowski, coordenadora do projeto, o projeto da biblioteca brasileira comunitária, gratuita, disponível aos brasileiros no sul da Flórida surgiu depois do sucesso de uma ideia semelhante no idealizado pelo Rotary no Brasil. “As pessoas realmente estão participando e trazendo os livros para a biblioteca. Estamos impressionados com o envolvimento da comunidade”, disse a coordenadora.

Os interessados podem retirar um exemplar, sem necessidade de cadastro, comprometendo-se apenas em devolvê-lo em bom estado. “Nosso lema é pegue, leia e devolva”, ressaltou Marco Dombrowski. Ele conta que o entusiasmo da comunidade brasileira sobre o projeto já contagiou o Rotary Club em Orlando, que deve ser o próximo a criar uma biblioteca gratuita. “Com certeza a comunidade estava carente de algo assim”, disse o presidente.

Outra importante tarefa da biblioteca brasileira é exercer a responsabilidade nas pessoas que após a leitura devolverão os livros em alguns dos pontos pré-estabelecidos, não necessariamente no mesmo lugar em que foi retirado. O leitor não vai deixar nenhuma informação pessoal. “Contaremos somente com o bom senso de cada leitor em devolver o livro assim que for lido”, ressalta a coordenadora da biblioteca. As informações dos pontos da biblioteca brasileira estarão nos livros e no website www.rotaryclubbocawest.com.

Por enquanto, dois pontos de coleta já são determinados: Picanha Brazil Restaurante (22797 State Road 7, Boca Raton, (561) 488-5737) e FPS Corp. (513 E. Sample Road, Deerfield Beach, (954) 782-7951). Para fazer doações, ou programar a coleta em casa, ligue para (561) 488-5737.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo