Manchete Negócios

Biden exige que TikTok seja vendido ou pode ser banido do país

Essa é a primeira vez que o governo Biden ameaça explicitamente banir o TikTok do país; o ex-presidente Trump tentou tirar o TikTok do mercado americano, mas as ações foram interrompidas por tribunais federais

Montana baniu o TikTok do estado. Foto: TikTok

O governo Biden está exigindo que o aplicativo de propriedade chinesa TikTok seja vendido ou pode ser banido dos EUA. A ação tem como objetivo proteger a segurança nacional de dados no aplicativo usado por mais de 100 milhões de americanos, segundo apurou o jornal NPR. Essa é a primeira vez que o governo Biden ameaça explicitamente banir o TikTok do país. O ex-presidente Trump tentou tirar o TikTok do mercado americano, mas as ações foram interrompidas por tribunais federais. A nova demanda do governo Biden deve enfrentar uma resposta legal do TikTok, afirmou um porta-voz da companhia chinesa, Brooke Oberwetter, que há anos recusa a ideia de vender seu primeiro sucesso global de mídia social.

Por dois anos, o Committee on Foreign Investment (CFIUS) tem examinado se os dados dos EUA estão devidamente protegidos. Em resposta, o TikTok se comprometeu a gastar $ 1,5 bilhão em um plano conhecido como “Project Texas”, que conta com a supervisão de dados da empresa de software Oracle, com sede no Texas. Também inclui monitores e auditores independentes para garantir que nem o proprietário corporativo ByteDance, nem as autoridades chinesas, possam acessar os dados dos usuários dos EUA.

A princípio, o CFIUS pareceu satisfeito com as medidas de segurança que o TikTok vinha adotando, embora o acordo não tivesse sido formalmente aprovado. Agora, no entanto, o CFIUS rejeitou a proposta do TikTok e está exigindo que a ByteDance venda o aplicativo. Durante o governo Trump, um meio de comunicação aliado ao Partido Comunista Chinês chamou a proposta dos EUA de equivalente a um “roubo escancarado”.

O CEO da TikTok, Shou Zi Chew, deve testemunhar perante o House Energy and Commerce Committee na próxima semana. Isso ocorre depois que um projeto de lei bipartidário foi apresentado no início deste mês, que daria ao presidente Biden autoridade para banir o TikTok. A exigência do CFIUS de que a ByteDance se desfaça do TikTok não resolveria as preocupações de dados que os legisladores americanos têm sobre o aplicativo, afirmou Oberwetter. “A melhor maneira de lidar com as preocupações com a segurança nacional é com a proteção transparente de dados e sistemas de usuários baseada nos EUA, com monitoramento e verificação robustos de terceiros, que já estamos implementando”, disse o porta-voz do TikTok.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo