Estados Unidos Manchete Mundo

Biden pede bilhões ao Congresso e diz que apoio a Israel e Ucrânia é vital para segurança nacional

Biden fez um raro discurso no Salão Oval declarando ser “vital para a segurança nacional da América” que o Congresso aprove bilhões em assistência militar para ambos os países

Biden xinga o presidente da Rússia. Foto: AA

Declarando que a liderança dos EUA “mantém o mundo unido”, o presidente Joe Biden disse aos americanos na noite de quinta-feira (19) que o país deve ampliar o seu apoio à Ucrânia e a Israel no meio de duas guerras diferentes, imprevisíveis e sangrentas. Reconhecendo que “estes conflitos podem parecer distantes”, Biden fez um raro discurso no Salão Oval declarando ser “vital para a segurança nacional da América” que o Congresso aprove bilhões em assistência militar para ambos os países.

“A história ensinou-nos que quando os terroristas não pagam um preço pelo seu terror, quando os ditadores não pagam um preço pela sua agressão, eles causam mais caos, morte e mais destruição”, disse Biden. “Eles continuam. E o custo e a ameaça para a América e o mundo continuam a aumentar”, alertou.

O discurso de Biden refletiu uma visão expansiva das obrigações dos EUA no exterior, numa altura em que enfrenta resistência política interna a financiamento adicional. Espera-se que ele peça $105 bilhões na sexta-feira (20), incluindo $60 bilhões para a Ucrânia reabastecer seu arsenais de armas. Há também $14 bilhões para Israel, $10 bilhões para esforços humanitários não especificados, $14 bilhões para gerir a fronteira EUA-México e combater o tráfico de fentanil e $7 bilhões para a região Indo-Pacífico, que inclui Taiwan. A informação foi apurada pela agência de notícias AP.

“É um investimento inteligente que pagará dividendos para a segurança americana durante gerações”, afirmou o democrata.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo