Estados Unidos Geral

Bilionário Republicano doa $2 milhões à campanha de Hillary Clinton

Mike Fernandez, de Miami, promove cruzada contra o candidato de seu partido e declara voto à Democrata

Mike Fernandez é fundador da gigante MBF Healthcare Partners, do ramo de saúde

DA REDAÇÃO, COM MIAMI HERALD — O bilionário floridiano Mike Fernandez, registrado como Republicano, resolveu doar mais de $2 milhões à campanha da Democrata Hillary Clinton à presidência.

O dinheiro vai ser usado para “ajudar no registro de eleitores latinos fora do estado da Flórida,” diz um email do magnata obtido pelo jornal Miami Herald. Não está claro na mensagem qual o grupo específico que receberá a doação.

Fernandez, empresário bilionário do ramo de saúde, nascido em Cuba e estabelecido em Miami há mais de 50 anos, foi um dos maiores contribuintes para a campanha de Jeb Bush durante as primárias. Ele já havia oficialmente declarado seu apoio a Clinton no início do mês e na declaração de apoio disse que nunca se encontrou com a aspirante Democrata e que ela está longe de ser perfeita como candidata, mas que não poderia “apoiar um partido que não reconheço mais.”

“Rogo em especial aos latinos que rejeitem um homem que encoraja a violência contra vocês,” escreveu Fernandez.

O voto hispânico representa cerca de 15% da força eleitoral na Flórida. As pesquisas mostram um forte apoio latino a Clinton, embora ainda não no mesmo nível que conseguiu o presidente Obama em suas campanhas. Os Democratas estão empenhados no registro de novos eleitores e apelando aos portorriquenhos liberais da área de Orlando.

Fernandez pediu aos cubano-americanos que rejeitem Trump. Ele é entusiasta da política de regularização das relações dos EUA com Cuba promovida pelo governo Obama.

O magnata, residente em Coral Gables, vem lutando há meses contra Trump, contribuindo com textos para o Miami Herald e colocando anúncios em diversos jornais. Trump ameaçou processar Fernandez por causa de um desses anúncios, mas nunca o fez.

Fernandez já havia dito que, se Trump ficasse com a nomeação de candidato Republicano à presidência, ele apoiaria Hillary Clinton.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo