Histórico

Bispo de San Francisco clama por reforma imigratória

O arcebispo católico de San Francisco, George Niederauer, citicou o programa federal denominado Comunidades Seguras que permite verificar o status imigratório de pessoas detidas nos cárceres americanose clamou ao governo e ao Congresso pela aprovação de uma reforma imigratória abrangente que inclua um caminho que permita a legalização dos indocumentados.

Niederauer deu estas declarações durante um encontro entre representantes de vários credos em San Francisco: Não podemos permitir que continue a dor e o temor da separação familiar entre nossas comunidades, disse o religioso. Precisamos respeitar a dignidade de todos nossos irmãos e irmãs, com documentos que lhes permitam estar legalmente no país ou sem eles.

Niederauer pediu ainda a intervenção do governador e do secretário de Justiça da Califórnia para que o estado detenha esta situação, um chamado para sair do acordo feito com o Departamento de Segurança Nacional (DHS) para por em prática o programa de vigilância.

Sob o programa Comunidades Seguras, as impressões digitais dos indivíduos fichados nas prisões são comparadas com aquelas da base de dados do Gabinete de Cidadania e Serviços de Imigração (USCIS) e do Gabinete de Aduanas e Controle Fronteiriço (ICE), além de outros órgãos governamentais. Os que não têm permissão enfrentam processo de deportação.

O ICE revelou que participam do programa mais de 1,700 jurisdições, o que já gerou a deportação de mais de 110 mil imigrantes acusados de algum tipo de crime.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo