Se você, leitor, está pensando em comprar DVD players e discos de alta definição fique atento. Procure adquirir discos Blu-ray, da Sony, que se tornou o padrão oficial ao vencer a guerra dos formatos de DVD que travava com a Toshiba, outra gigante da eletrônica.
Apesar do grande passo conseguido na arena tecnológica, chegou a vez da Sony enfrentar uma batalha ainda mais séria: a mercadológica, para convencer os consumidores a adquirir discos Blu-ray, em um setor que está à espera da era do download.
“O final da guerra de formatos não garante automaticamente a adoção do Blu-ray”, disse Kazuharu Miura, analista do Daiwa Institute of Research. “O grande desafio é como comunicar os benefícios do Blu-ray aos potenciais usuários que já dispõem de aparelhos de DVD”, acrescentou.
O atual plano trienal de negócios da Sony se encerra em 31 de março, e o presidente-executivo Howard Stringer também tem de convencer os investidores de que desenvolveu uma nova estratégia de crescimento para a fabricante dos consoles de videogame Playstation e televisores de tela plana Bravia, diante da forte pressão dos concorrentes.
A Toshiba abandonou a produção do formato rival HD DVD, esta semana, deixando o grupo liderado pela Sony livre para disputar o mercado mundial de filmes domésticos, que movimenta até 24 bilhões de dólares ao ano.