Histórico

Boa notícia sobre imigração pode chegar nesta quinta-feira

Presidente Obama falará à nação, depois de ter se reunido com ativistas e legisladores

A boa notícia sobre reforma imigratória que mais de 10 milhões de indocumentados estão esperando pode chegar nesta quinta-feira. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará um discurso endereçado à nação e as possíveis mudanças na lei são o tema principal. Esta semana, Obama se reuniu com ativistas e legisladores e todos lamentaram a intransigência do Congresso Nacional e dos parlamentares republicanos em relação ao assunto.
No discurso, o presidente voltará a falar sobre a necessidade de uma reforma imigratória imediata. Alguns representantes de órgãos de defesa dos direitos humanos acreditam que já é hora de a Casa Branca assumir uma postura mais agressiva e introduzir alguma medida sem passar pelo Congresso – e uma das possibilidades é o anúncio de um ato do Poder Executivo cancelando todas as operações do ICE (a polícia de imigração americana) e as deportações envolvendo indocumentados sem antecedentes criminais. Daí a expectativa em relação ao discurso de Obama, que será proferido direto de uma universidade em Washington DC.
A palavra do presidente vem no mesmo momento em que várias cidades do país aprovaram leis semelhantes à do Arizona. Para piorar o sentimento de discriminação racial nos EUA, a governadora daquele estado, Jan Brewer, disse que muitos dos indocumentados que atravessam a fronteira do México em direção à América transportam drogas, já que são aliciados pelas gangues do narcotráfico. “Acredito que hoje, sob as circunstâncias que enfrentamos, a maioria dos intrusos que entram no estado do Arizona o fazem sob a direção e controle dos cartéis organizados de drogas”, disse a governadora do Arizona, que também associou os imigrantes a outras atividades criminosas, como roubos e extorsões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo