Amijubi, Zuzeco e Fuleco. Nenhuma das três opções de nome para o mascote da Copa do Mundo de 2014 parece ter agradado aos brasileiros. Justamente por isso, já circula na internet um abaixo-assinado virtual pedindo que a Fifa aceite novas sugestões para o personagem símbolo do Mundial.
O abaixo-assinado foi criado esta semana e já recebeu o apoio de mais de 10 mil pessoas.
Na justificativa do documento, está escrito que as três opções de nome dadas ao tatu-bola mascote da Copa do Mundo “não estão sendo bem aceitas pelo público. Como a Copa será de todos nós, o abaixo-assinado defende que mais sugestões para nomes sejam postas em votação.
Os três nomes para o mascote da Copa foram divulgados no domingo (16). Desde então, foi aberta uma eleição para a escolha da melhor opção. Qualquer pessoa pode votar pelo site da Fifa.
Segundo a entidade, a seleção dos três nomes postos em votação foi feita após a análise de 450 sugestões. Todas elas foram avaliadas pelo departamento jurídico da Fifa, que checou qualquer possível problema para registrar os nomes sugeridos.
Depois dessa análise, só 13 nomes seguiram no processo de seleção. Um júri formado por personalidades brasileiras como Bebeto, Ronaldo e Arlindo Cruz ranqueou essas opções por ordem de preferência.
Os nomes, então, voltaram a ser analisados pelo departamento jurídico da Fifa. Os três melhores ranqueados e que foram aprovadas na avaliação jurídica é que estão na votação.
Por causa disso tudo, a Fifa já adiantou que não mudará o nome do mascote apesar das manifestações populares: Os nomes não serão revistos.