BOLETIM COPA 2014: Aeroportos estarão prontos pouco antes da abertura da Copa 2014

0
461

O governo leiloou em fevereiro a concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. Os contratos com as empresas que assumirão a administração dos terminais, porém, só entrou em vigor em julho. Com isso, os prazos para as obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014 foram empurrados para frente. Assim, todas as melhorias nos aeroportos privatizados devem estar prontas só em maio, o mês que antecede o primeiro jogo do Mundial.

O Aeroporto de Brasília, por exemplo, tem previsão de ser entregue com todas as obras concluídas apenas 20 dias antes da abertura da Copa do Mundo, marcada para 12 de junho. Já as reformas nos aeroporto de Viracopos e de Guarulhos devem estar prontas 32 dias antes da primeira partida do Mundial.

Segundo o contrato assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas vencedoras do leilão têm 22 meses para concluir as reformas consideradas essenciais para o Mundial. Esse prazo, entretanto, só começou a contar a partir da emissão da primeira ordem de serviço da Anac para as obras nos terminais privatizados.

A Anac emitiu essas ordens para os aeroportos de Guarulhos e Viracopos. Portanto, no dia 11 de maio de 2014, os dois aeroportos têm que estar prontos para a Copa.

Já as obras no Aeroporto de Brasília têm que ficar prontas 12 dias depois. A Anac emitiu a ordem de serviço referente à concessão do terminal só no dia 23 de julho. Por isso, só no dia 23 de maio de 2014 é que as obras previstas devem estar concluídas.