Histórico

Boletim Copa 2014 – Edição 498

Estrangeiro vai poder habilitar chip de celular na Copa com passaporte

LocalEstrangeiros que forem ao Brasil para acompanhar os jogos da Copa poderão comprar e habilitar chips para celular usando apenas o passaporte, informou na quarta-feira (26) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Para que um cliente brasileiro possa habilitar um chip e, assim, fazer chamadas e acessar a internet móvel, uma das exigências é a apresentação do número do CPF, o que impediria estrangeiros de contratar os serviços das operadoras nacionais. Ao liberar a habilitação apenas com o número do passaporte, o governo soluciona esse problema. De acordo com Bernardo, a Anatel vai regulamentar a iniciativa.

Com a chegada de milhares de turistas ao Brasil, o país já se prepara para a enxurrada de aparelhos piratas, para isso já começou a funcionar desde o dia 17 de março, o sistema desenvolvido pelas operadoras brasileiras para bloquear no país aparelhos como celulares e tablets, piratas ou mesmo originais, que não possuem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Porém, esses eletrônicos vão continuar a funcionar normalmente pelo menos até setembro, quando as desativações devem efetivamente começar. Até lá, o sistema vai apenas montar um banco de dados com informações sobre os equipamentos em uso no Brasil.

O principal objetivo da Anatel e das empresas é retirar do mercado equipamentos de baixa qualidade, conhecidos como “xing ling”, e que normalmente entram no país via contrabando. Segundo a agência, eles podem prejudicar a saúde dos usuários, pois não se sabe o nível de radiação que emitem e nem os componentes que usam, o que leva a risco até de explosão.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo