BOLETIM COPA 2014 – Pesquisa mostra que 85% dos brasileiros não sabem o que é a Copa das Confederações

0
1043

Se os patrocinadores da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da Copa do Mundo-2014 se esforçam para fazer com que a competição do ano que vem caia nas graças do público brasileiro, outro grande evento de futebol que o país receberá ainda tem pouco conhecimento. Uma pesquisa realizada pela consultoria Hello Research com 1000 pessoas em 70 diferentes cidades brasileiras mostrou que 72% delas não sabem o que é a Copa das Confederações. Foram entrevistadas pessoas dos dois sexos, entre 16 e 70 anos e de todos os graus de escolaridade.

Esse número sobe para 85% e impressiona ainda mais quando se nota que, mesmo pessoas que disseram sim à pergunta “sobre a Copa das Confederações, você sabe o que é?” não souberam explicar o que, de fato, é a competição a ser disputada entre os dias 15 e 30 de junho em seis capitais (Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador).

“É evidente que, por causa dos interesses comerciais de grandes marcas e instituições, vai haver muita comunicação sobre o evento que, a cada dia, vai melhorar seu índice de conhecimento até o início da competição. Mas de qualquer forma, é surpreendente perceber que a maioria dos brasileiros não sabe ao certo o que é a Copa das Confederações, mesmo estando a pouquíssimos meses de seu início no Brasil”, comentou Davi Bertoncello, diretor executivo da Hello Research e um dos responsáveis pela pesquisa.

Ainda no rol de entrevistados, 88% das mulheres abordadas desconheciam a competição. Já na comparação entre regiões do Brasil, sul e nordeste foram as que tiveram maior índice de “acerto”, com 74% e 66%, respectivamente.