Histórico

Boletim Copa2014 : Copa e Olimpíada devem desalojar 7.200 famílias no Rio de Janeiro

As obras de preparação do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 devem retirar 7.185 famílias de suas casas.

Essas famílias devem ser removidas para dar lugar a novas instalações esportivas, vias para tráfego de ônibus ou melhorias na infraestrutura turística carioca para os dois grandes eventos esportivos.

O número de remoções foi divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Comitê Popular da Copa e Olimpíada do Rio de Janeiro, órgão que agrupa diversos movimentos sociais da capital fluminense. Com base em visitas a áreas que podem ser afetadas pelos projetos para os megaeventos, o comitê elaborou um dossiê com a quantidade de famílias já removidas ou ameaçadas pelas obras.

Segundo os organizadores do documento, o número de remoções ainda é subestimado pois não há informações oficiais sobre todas as obras para a Copa e Olimpíada no Rio. Ainda assim, levando em consideração que as famílias removidas têm cerca de 4,5 membros cada uma (média utilizada por especialistas), 32,3 mil habitantes da cidade terão de deixar suas casas. Isso representa mais de 0,5% do total da população do Rio.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo