Boletim da Copa 2014

0
659

Cidades-sede da Copa podem decretar feriado

Estádio do Beira Rio, em Porto AlegreA menos de 50 dias da Copa do Mundo, nem todas as cidades-sede resolveram se irão decretar dias de feriado no período dos jogos. A escolha fica a cargo dos governos estaduais e municipais. De acordo com a Lei Geral da Copa, “os estados, Distrito Federal e os municípios que sediarão os eventos poderão declarar feriado ou ponto facultativo nos dias de sua ocorrência em seu território”.

Na primeira fase, a seleção entra em campo nos dias 12, 17 e 23 de junho. O governo federal ainda não decidiu se haverá feriados nacionais, o que imporia os dias parados para todo o país. A medida está em estudo. Em relação aos servidores federais, haverá dispensa a partir de 12h30 em todos os dias de jogos do Brasil. Essas horas, porém, deverão ser compensadas depois.

Veja a decisão de cada cidade-sede: Belo Horizonte – Não haverá feriado nos dias dos jogos, somente ponto facultativo e nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira em qualquer cidade do país, o expediente terminará 3 horas antes do início da partida; Brasília – Não haverá feriado nem ponto facultativo, mas o expediente nos órgãos públicos vai apenas até 12h nos dias em que houver jogos do Brasil; Cuiabá – os dias de jogos da Copa em Cuiabá serão de ponto facultativo nos órgãos do governo estadual; Curitiba – nos dias em que a Arena da Baixada receber qualquer jogo será decretado ponto facultativo de meio período, a partir das 12 horas; Fortaleza, Salvador e Recife – o governo desses estados ainda não decidiu se haverá feriados; Manaus – o governo garante que haverá ponto facultativo nos dias em que houver jogo na Arena Amazônia, mas falta oficializar com a publicação de um decreto; Natal – a prefeitura de Natal decidiu que nos dias em que houver jogos do Brasil pela Copa do Mundo e nos dias que tiverem jogos na Arena das Dunas, será decretado ponto facultativo.

Nas demais como Porto Alegre – a situação ainda está indefinida, e feriados já estão descartados, mas a Secretaria da Copa afirma que ainda é impossível que seja decretado ponto facultativo nos dias em que a cidade receber jogos da Copa; Rio de Janeiro – Segundo decreto da prefeitura do Rio de Janeiro, os dias que tiverem jogos no Maracanã serão feriado; São Paulo – a situação ainda não foi definida oficialmente. No mês passado, porém, a vice-prefeita, Nádia Campeão, afirmou que a cidade estuda decretar feriado na capital nos dias 12 e 23 de junho. Segundo a vice-prefeita, em outras duas datas com jogos no estádio, não haverá necessidade de feriado, porque 19 de junho e 9 de julho já são feriados (Corpus Christi e Revolução Constitucionalista, respectivamente). Já nas demais partidas, em 26 de junho e 1º de julho, ela disse que não haverá feriado na cidade.