Histórico

“Bossa Nova at the Courtyard” é nova atração do Brazilian Voices

Coral de mulheres brasileiras fará apresentação beneficente no dia 14 de março em Miami

Joselina Reis

Que a música ajuda a relaxar todos sabem, mas que a melodia da Bossa Nova tem a propriedade de acalmar pacientes com câncer, somente o grupo Brazilian Voices pode afirmar. Há três anos fazendo apresentações mensais no centro de reabilitação em Miami – Sylvester Comprehensive Cancer Center, as integrantes do grupo contam que o que presenciam toda vez que visitam a ala de quimioterapia, é um momento mágico. “Nós percebemos que a programação harmônica da Bossa Nova não causa melancolia nem ansiedade. A Bossa Nova traz relaxamento, acaricia o paciente”, conta a cantora e uma das fundadoras do grupo, Loren Oliveira.

Ela lembra que é comum ver os pacientes seguindo as cantoras pelos corredores durante a apresentação, filmando, fotografando e aplaudindo. “O que mais nos emociona é perceber o benefício que podemos proporcionar àqueles pacientes que estão na ala de quimioterapia. Nenhum remédio pode injetar esperança neles, mas a música traz momentos de alegria como nada já visto”, lembra emocionada a cantora.

Por enquanto, o Brazilian Voices é o único grupo musical autorizado a fazer apresentações ao vivo dentro da ala de quimioterapia. Para tanto, as integrantes do grupo participam de um treinamento específico para se apresentar em hospitais e de como levar a música a pacientes com doença terminal. “Nós precisamos estar preparadas para passar a alegria para eles sem nos emocionar com a história de cada um”, conta Loren, lembrando que o grupo já cantou para pacientes que tinham apenas algumas horas de vida.

O grupo fará duas apresentações no Sylvester Comprehensive Cancer Center. Na primeira, seis integrantes do coral irão fazer uma apresentação exclusiva para pacientes no setor de quimioterapia e a segunda, todas as integrantes do grupo (cerca de vinte) vão apresentar um repetório completo de Bossa Nova para a equipe médica, funcionários, demais pacientes e público em geral nos jardins do hospital.

Para manter as apresentações das cantoras, o Brazilian Voices, que é uma organização sem fins lucrativos, lançou uma campanha online de arrecadação de fundos para financiar seus projetos assistenciais mantido pelo projeto “Arts & Healing Program”. O grupo precisa de $2 mil para comprar uniformes e manter os workshops de treinamento para as integrantes. Quem puder ajudar pode depositar qualquer quantia através do endereço eletrônico http://power2give.org/Broward/Project/Detail?projectId=2734. Para mais informações, escreva para:
artsandhealing@brazilianvoices.org.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo