Brasil: comércio fechou 64,5 mil lojas em um ano, aponta órgão

0
910

DA REDAÇÃO, COM G1 – Em crise, o comércio varejista no Brasil fechou 64,5 mil estabelecimentos na média dos últimos doze meses, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na segunda-feira (7), reporta o portal G1. O levantamento aponta um volume inédito no fechamento de lojas do varejo, afirmou a entidade.

O segmento de hiper e supermercados, que detém 32,6% das lojas em operação, liderou a queda com o fechamento de 15,5 mil pontos de vendas, informou a CNC. Na sequência, está o ramo de vestuário, com menos 9,7 mil lojas, e de materiais de construção, a extinção de 9,5 mil lojas.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, até outubro de 2015, houve queda de 9,1% no número de estabelecimentos comerciais com vínculo empregatício no Brasil, em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a CNC.

“Desempenho inédito em mais de uma década desse indicador, historicamente associado ao comportamento das vendas”, analisou a entidade, que acrescentou ainda que o nível de ocupação do varejo contabiliza o fechamento líquido de 113 mil vagas nos últimos meses encerrados em outubro.

A CNC declarou que acredita que esse número poderá chegar a um recuo inédito de menos 200 mil postos ao final do ano. ?