O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, comemorou nas redes sociais o fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil, sistema em que o funcionário trabalha seis dias e tem apenas um de folga.
Em uma publicação no X, Mamdani classificou a mudança como um passo histórico e defendeu que os trabalhadores precisam ter tempo para aproveitar a vida, além de cumprir suas obrigações profissionais.

A nova regra foi oficializada no Brasil em 16 de outubro, com a promulgação da Emenda Constitucional 141. A medida estabelece dois dias de descanso remunerado por semana e uma redução gradual da jornada máxima, atualmente de 44 horas.
A primeira etapa começa em dezembro, quando o limite passará para 42 horas semanais. Depois de mais 12 meses, a jornada será reduzida para 40 horas, sem diminuição dos salários.
A mudança também permite ajustes por meio de acordos coletivos, desde que sejam respeitados os períodos de descanso previstos na legislação.
Ao comentar a decisão brasileira, Mamdani lembrou que os trabalhadores americanos também enfrentaram uma longa luta para conquistar a semana de trabalho de cinco dias.
