Brasil e EUA voltam a emitir visto com validade de 10 anos

0
650

Autoridades americanas analisam, ainda, a possibilidade de o nosso país ser incluído no programa Visa Waiver

O visto americano de turismo e negócios tem, de novo, validade de dez anos. E, como vigora a política de reciprocidade entre os dois países, a extensão é aplicada também aos americanos que obtêm o documento para o Brasil. Os Estados Unidos ainda analisam a possibilidade de o Brasil ser incluído em breve no programa Visa Waiver, que garante a cidadãos de 35 países ingressar na América para viagens a turismo ou negócios de até 90 dias sem a necessidade de obtenção prévia de visto.

As taxas adicionais para obtenção de vistos de negócios, estudante, intercambista e professor visitante serão eliminadas, mas a partir de 4 de junho, o valor pago para a solicitação de vistos será reajustado: o de turista passa de 131 dólares para 140 dólares. O custo de agendamento de entrevista continua 38 dólares, independente do tipo de visto a ser solicitado.

A redução do período de validade do visto para cinco anos, imposta em 2003, teve um fator psicológico grande e as grandes filas e a burocracia exigida nos consulados americanos acabaram desestimulando muita gente que pretendia viajar para os EUA. Agora, ao contrário, os dois países estão estudando outras medidas para facilitar a obtenção dos documentos. Uma delas, já em vigor, é que os interessados em obter o visto precisam preencher apenas um formulário eletrônico, que tem até tradução para o idioma português.