Histórico

Brasil e México serão ‘prioridades’ de Obama na AL

O Brasil e o México serão “as prioridades” do governo do presidente Barack Obama na América Latina, de acordo com o jornal argentino, La Nación. O diário diz que isso é o que deixaram transparecer os assessores para a região do futuro presidente americano e ainda antecipou que, segundo suas fontes, o atual subsecretário de Estado para as Américas, Tom Shannon, um diplomata de carreira, “tem seu nome nas listas provisórias como embaixador no Brasil ou no México” no governo Obama.

Como evidência da atenção às duas nações latino-americanas, o La Nación diz que “de Chicago, onde passa seus dias junto a sua equipe de transição, Obama conversou por telefone com os presidentes de ambos os países, Luiz Inácio Lula da Silva e Felipe Calderón, em sua primeira rodada de contatos com líderes internacionais”. Somente dias depois, ele teria continuado os contatos com Cristina Fernández Kirchner (presidente da Argentina) e o colombiano Álvaro Uribe.

O jornal diz que a viagem para o Brasil, segundo rumores em Washington, poderia se concretizar numa escala antes ou depois da Cúpula das Américas, que se realiza em Trinidad e Tobago, entre 17 e 19 de abril próximo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo