Histórico

‘Brasil em Mente’ lança o primeiro documentário sobre a língua portuguesa no Exterior

A organização Brasil em Mente (BEM), com apoio da Fundação Vamos Falar Português, lança no dia 1o de dezembro, em Miami, e no dia 8, em Boca Raton, o documentário “BraZil com S” a língua portuguesa no Exterior. Concebido e produzido pelas diretoras Felicia Jennings-Winterle e Patricia Almeida, filmado e dirigido pela equipe da agência B2 Conteúdo, dos ex-apresentadores do programa “Planeta Brasil”, Luciana De Michelli e César Augusto, o documentário destaca a importância e a necessidade de se manter o português como língua de herança.

Em Miami, o local escolhido foi a sede da Fundação Vamos Falar Português (7122 NW 74 Ave, Miami “FL ” 33166) às 10am e, em Boca Raton, o lançamento será realizado na às 11am, na Igreja Batista Boca Glades (10101, Judge Winikoff Road, Boca Raton, FL 33428). Os interessados em participar do lançamento do documentário devem comunicar a organização do evento pelo email cristiane@vamosfalarportuguês.org.

A organização Brasil em Mente, com sede em Nova York, tem como missão resgatar e valorizar a língua portuguesa entre as famílias multiculturais que moram fora do Brasil. Seguindo seu objetivo de promover e incentivar a língua portuguesa, a entidade lançou o documentário em novembro e agora traz o projeto para a Flórida.

O documentário é uma iniciativa da organização, com apoio financeiro e institucional do Consulado Geral do Brasil em NY, dentro do Programa de Difusão da Língua e Cultura (PDLC). Os entrevistados são personalidades, pais, avós e professores que se preocupam com o tema. Entre eles, Bela Gil, Carlos Saldanha, Lucas Mendes, Luiz Ribeiro, embaixador Luis Felipe de Seixas Corrêa, Vinicius Dônola, Roberta Salomone, Edison De Michelli, Maria Olinda De Michelli, Francesca Damato, Ana Maria Machado e Sandra Peres e Paulo Tatit, do grupo Palavra Cantada.

O documentário explora a importância da família no processo de manutenção da língua, e como este investimento é muito importante para o futuro dos brasileiros nascidos nos Estados Unidos. A Brasil em Mente contém também propostas de educação infantil através da Escola Ciranda Cirandinhas, que oferece aulas para crianças de seis meses a 12 anos. Na área de Cultura e Educação, promove orientação e discussão sobre educação bilíngue e multicultural através de encontros, palestras e do Blog Brasileirinhos, com mais de 800 acessos diários do mundo inteiro.

Além disso, mantém a única Biblioteca Infanto-Juvenil Brasileira de NY com mais de 600 volumes entre livros e DVDs, aberta à toda a comunidade. Tendo em vista o envolvimento da família e da comunidade, a BEM oferece dias de leitura e atividades todo primeiro domingo do mês, assim como eventos culturais brasileiros trimestrais sempre com o Brasil, em mente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo