Histórico

Brasil faz o dever de casa no meio ambiente

País está próximo de cumprir meta de redução de desmatamento

O Brasil está no caminho de cumprir sua meta de redução do desmatamento da Amazônia neste ano, e irá cortar o crédito para fazendeiros e frigoríficos que criarem e comprarem gado em terras devastadas ilegalmente. Um relatório trimestral mostrou que 197 quilômetros quadrados da floresta foram destruídos entre fevereiro e abril, uma redução de 90% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Teremos a menor taxa de desmatamento em 20 anos”, confirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, apontando o maior rigor no policiamento como a principal razão para a redução.

Durante anos o Brasil rejeitou metas de desmatamento, mas no ano passado anunciou que pretendia reduzir a destruição anual pela metade em uma década. Minc, que enfrenta forte oposição do lobby agropecuário, está sob pressão para demonstrar à comunidade internacional que pode cumprir suas promessas, que serão especialmente cobradas na conferência climática da ONU, dentro de seis meses.

Minc disse concordar com um relatório divulgado no domingo pelo Greenpeace segundo o qual a carne brasileira estimula a destruição da Amazônia, e que o governo é cúmplice por financiar o setor. “O ministério compartilha da opinião. A pecuária hoje é o principal culpado do desmatamento”, disse Minc, acrescentando que 11 frigoríficos, 20 pecuaristas e 72 fornecedores serão proibidos de receber verbas do governo destinadas ao resgate do setor da carne, afetado pela crise global. Essas empresas, segundo Minc, usavam terras ilegalmente desmatadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo