Histórico

Brasil mantém obrigatoriedade dos airbags

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, manteve a obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS em todos os carros novos a partir de 2014. O anunciou foi feito no mês passado após reunião com representantes dos trabalhadores e do setor automobilístico em Brasília. As resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ambas de 2009, determinam que estes itens de segurança devem ser obrigatórios a partir do ano que vem em todos os carros fabricados no Brasil.

O possível adiamento da entrada em vigor da obrigatoriedade para 100% dos carros chegou a ser avaliado pelo governo, segundo o Ministério da Fazenda, por conta da preocupação com preço dos carros, além do impacto no emprego do setor automobilístico – visto que algumas linhas de produção podem acabar.

Desde 2010, o Contran vem aumentando gradualmente o percentual dos carros novos que devem sair de fábrica com airbag e sistema de freios ABS. Atualmente isso é obrigatório para 60% e o governo cogitou que no ano que vem não chegasse aos 100%, mas a 80%.

Entretanto, depois de discussão com representantes da indústria automobilística, a regra que determina a obrigatoriedade para todos os carros novos já em 2014 foi mantida.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo