Histórico

Brasil ocupa lugar de destaque em evento de Fort Lauderdale

Uma das atrações do ArtExplosion é a mostra do fotógrafo mineiro Tuta Veloso

A cultura brasileira será a atração principal do ArtExplosion International LGBT de Fort Lauderdale, um evento que reúne diferentes manifestações artísticas – pinturas, filmes, fotografias, literatura, dança e música, entre outras – produzidas por gays, lésbicas e simpatizantes. A mostra abre neste sábado (6 de fevereiro) com a festa ‘Carnaval’, com a apresentação de artistas brasileiros, desde mestres de capoeira até atrizes de sucesso. Além disso, o fotógrafo mineiro Tuta Veloso fará uma exposição individual de seus trabalhos dentro das duas semanas do ArtExplosion.

Tuta VelosoO ponto central do evento é no Artserve, em Sunrise (1350 East Sunrise Boulevard). Na noite de abertura já confirmaram presença a atriz brasileira Eva Weiner, que estrela novelas em canais de televisão latinos, o mestre de capoeira Pelé, o cantor Índio, O Dj Just Oliver e o grupo da Latin Sounds, de Paulo Gualano, que também doou uma fantasia de gala a la Carmen Miranda para a principal noite de eventos.
Com relação à mostra de Tuta Veloso, o fotógrafo vai apresentar seus trabalhos no Stonewall Library & Archives, que possui o maior acervo GLS dos Estados Unidos e que fica ao lado do Artserve. Na exposição, o brasileiro mostrará ao público 15 de suas melhores fotos, de temas ecléticos, como animais, pessoas e paisagens, mas sempre explorando detalhes inusitados. “Procuro buscar ângulos diferentes de paisagens e modelos”, revela Tuta, que é fã do premiado fotógrafo Sebastião Salgado.

Natual de Patos de Minas, o brasileiro veio para os Estados Unidos há exatos 10 anos e só aqui começou a se encantar com a fotografia. O início da carreira aconteceu quase por acaso: “Tirei uma foto do World Trade Center poucos dias antes dos atentados e percebi que a fotografia é uma arte que nunca acaba, pois consegue eternizar momentos e pessoas”, resume Tuta. Desde então, o restaurador de arte e produtor de moda jamais deixou sua câmera.

No ano passado, ele teve um de seus trabalhos escolhidos como a melhor peça do ArtExplosion pelo público e, por isso, ganhou o direito da mostra individual em 2010. Os brasileiros poderão conferir o talento de Tuta na exposição, que fica em cartaz até o dia 29 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (954) 309-2141 ou no site www.artsunitedonline.org.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo