Histórico

Brasil será homenageado no New Orleans Jazz Fest 2014

Tradicional festival de rua de Louisiana vai mostrar a Bahia, Pernambuco e Minas Gerais

Jazz Fest 2014O Brasil é o país convidado em 2014 para o 45º New Orleans Jazz Fest, o festival de rua mais popular do leste americano. Um pavilhão será montado para receber as barracas de comidas típicas e apresentações de dança e música brasileiras. O local foi batizado de Casa Brasil e viabilizado com apoio do Governo brasileiro, dos estados de Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. A festa acontece de 25 de abril a 4 de maio em New Orleans, Louisiana.

Para mostrar um pouquinho da cultura do Brasil, os três estados vão levar artesões para demonstrações ao vivo, além de apresentação de fotografias e vídeos sobre as belezas do maior país da América Latina.

Samba, afoxé, forró, congada e outros ritmos brasileiros vão dominar o palco em várias apresentações durante os 10 dias de festival. Estão confirmados no calendário de shows: Os Negões, da Bahia, Tizumba &Tambor Mineiro, de Minas Gerais, Afoxé Omô Nilê Ogunjá, de Pernambuco, e Forroteria, grupo de forró radicado em New York.

O pavilhão Casa do Brasil vai trazer ainda apresentações diárias de capoeira oferecidas pelo grupo Ginga Mundo Capoeira da Bahia, e shows de flauta com o músico pernambucano, João do Pife.

Artesãos de várias regiões do Brasil vão demonstrar o processo de confecção de sua arte no pavilhão Casa Brasil e, como sempre, não poderia faltar o maracatu pernambucano. O Brasil vai levar para New Orleans os mesmos voluntários que todos os anos fazem os estandartes e as fantasias que encantam e colorem o carnaval pernambucano. De Olinda, os Mamulengueiros vão levar do Brasil aqueles bonecos gigantes que alegrem as ruas da cidade durante o Carnaval. Uma cidade feita de papelão será montada no pavilhão pelo artistas plástico Sérgio Cezar com o objetivo de mostrar o outro lado das favelas do Rio de Janeiro, o estilo bem colorido.

O fotográfo americano Jason Gardner vai expor as fotos de seu livro “Uma Flor na Boca”, que retrata o carnaval pernambucano. O chefe de cozinha baiano, Uelcimar Cerqueira, vai apresentar a culinária brasileira através do acarajé e do pão de queijo.

Festival
O New Orleans Jazz Festival levou cerca de 425 mil pessoas às ruas em 2013. A grande festa que celebra o jazz foi criado em 1970 depois que alguns artistas, durante uma festa, resolveram sair cantando pelas ruas da cidade ao invés de tocar no clube. De lá prá cá, o festival cresceu e todos os anos reúne grandes nomes da música para celebrar a cultura única da cidade e da diversidade imigratória que compõe New Orleans.

Este ano o festival trará nomes como Santana, Eric Clapton, Christina Aguilera e Bruce Springsteen. Mais sobre o festival e presença brasileira no evento pelo website www.nojazzfest.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo