Histórico

Brasil tem dezoito universidades entre as mil melhores em todo o mundo

Estados Unidos lideram ranking, com Harvard, em Boston na frente como a melhor universidade do planeta

DA REDAÇÃO COM TERRA

A USP é a instituição brasileira mais bem colocada no ranking
A USP é a instituição brasileira mais bem colocada no ranking

O Brasil tem 18 universidades entre as mil melhores do mundo, segundo uma lista divulgada pelo Center for World University Rankings este mês. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição brasileira mais bem colocada e aparece na 131ª colocação, com nota 49.82, de um máximo de 100.

O instituto, que publica a lista anualmente, usa oito indicadores objetivos para montar o ranking, que leva em conta a qualidade da educação e formação dos alunos, bem como o prestígio dos docentes, a qualidade da pesquisa e a relevância da produção científica das universidades.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aparece na primeira posição com nota 100. A também americana Universidade de Stanford figura na segunda posição, com nota 99,09, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (98,69).

O país com o maior número de instituições no ranking são os Estados Unidos, com 229 universidades, seguido de China (84), Japão (74), Reino Unido (64), Alemanha (55), França (50) e Itália (47). O Brasil aparece em 13º em número de faculdades na lista.

As dezoito melhores no Brasil
Além da USP, integram o ranking a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de Campinas e a Universidade Federal de Minas Gerais. As demais são: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual Paulista. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do ABC Brasil.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo