Histórico

Brasil tem fachada de prosperidade

Alerta foi feito por jornal inglês

Quem ainda não ouviu a expressão o Brasil está bombando? Pois é, mas para o jornal britânico Financial Times, o consumo em alta gerado pelo aumento do crédito concedido pelos bancos brasileiros vem criando uma fachada de prosperidado no país. Segundo especialistas a situação pode esconder problemas mais profundos, como a pressão sobre pequenas instituições financeiras devido ao aumento das taxas de juros e dos requerimentos de reservas dos bancos.

A reportagem cita, por exemplo, o escândalo contábil do Banco PanAmericano, no final do ano passado, que acabou socorrido com empréstimo de emergência 2,5 bilhões de reais, mas que inibiu a captação de recursos dos bancos de pequeno porte. Os bancos maiores estão relutantes em comprar títulos de dívida de bancos menores por temor de que eles estejam fazendo o mesmo que o PanAmericano, diz o texto, enfatizando também o temor crescente de uma possível bolha gerada pelo aumento acelerado no crédito.

O jornal cita um comentário do diretor do FMI para o Hemisfério Ocidental, Nicolás Eyzaguirre, em que ele compara a economia brasileira a um carro que está se aproximando do sinal vermelho um pouco rápido demais: O motorista precisa começar a frear agora ou corre o risco de derrapar mais para a frente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo