Brasil

Brasil ultrapassa EUA e é líder mundial em carne bovina

Avanços na tecnologia pecuária colocam o país no topo da produção global

O gado nelore é o mais comum no Brasil (Creative Commons – Eduardo Ferraz Pacheco de Castro e Sebastião de Oliveira)

O Brasil produziu mais carne bovina em 2025 que os Estados Unidos, passando a ser o maior produtor de carne bovina do mundo, segundo estimativas do mercado. Os dados indicam que o país produziu 12.6 milhões de toneladas no ano passado, contra 11.8 milhões nos EUA.

A produção de carne vem ganhando sustentação nos últimos anos. A idade média de abate agora é de 36 meses, refletindo avanços de tecnologia genética que aceleram o ciclo produtivo. A integração com o agro também foi fundamental para o crescimento, com o desenvolvimento de rações mais ricas em proteína.

O Brasil hoje possui cerca de 240 milhões de cabeças de gado, o segundo maior rebanho do mundo, superado apenas pelo da Índia, com 307 milhões.

A posição de maior produtor de carne bovina do mundo reforça a importância do país na cadeia global de alimentos, influenciando preços e transações internacionais no mercado pecuário.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo