Histórico

Brasileira com câncer pede ajuda para pagar conta de radioterapia

Marta Peixoto, 67 anos, descobriu câncer há dois meses e agora precisa da ajuda da comunidade para continuar com tratamento

Joselina Reis

 Marta Peixoto, de 67 anos

A família da brasileira Marta Peixoto, de 67 anos, está pedindo ajuda à comunidade para pagar a conta das sessões de radioterapia e quimioterapia que ela precisa fazer nos próximos dias. Marta, funcionária aposentada da Varig, descobriu que tem câncer avançado no cérebro há dois meses. “Foi por acaso. Nossa vida tem mudado radicalmente desde abril”, conta a filha, Fernanda Jensen Siqueira, que mora nos Estados Unidos há 17 anos.

Fernanda conta que não tem como levar a mãe de volta ao Brasil à procura de tratamento público. Marta veio para os EUA porque a filha é a única família que ela tem. “Se eu voltar, não tenho nem para onde ir”, conta Fernanda que é a mãe de uma menina de cinco anos.

Marta chegou aos Estados Unidos em abril deste ano. Após um tombo, ela foi levada a um hospital e descobriu que tinha câncer em estado avançado. Os médicos recomendaram inicialmente 14 sessões de radioterapia e seis sessões de quimioterapia, mas a brasileira passou muito mal após a primeira sessão e teve que ser internada às pressas no hospital Monte Sinai, em Miami, onde está há cerca de uma semana. “Ela não tem plano de saúde e nem social security para aplicar para ajuda federal. Essa conta do hospital é impagável”, disse Fernanda que trabalha em uma empresa de importação de produtos brasileiros e cuida sozinha da filha.

Cada sessão de radioterapia e quimioterapia custa $400. Os médicos acreditam que o tratamento daria à Marta mais qualidade de vida, mas o sua expectativa de sobrevida é de no máximo dois anos. “Ela sofre com dores e seu estado tem deteriorado rapidamente desde abril”, conta a filha emocionada.

Para ajudar a custear as sessões de radioterapia e quimioterapia, família e amigos de Fernanda, abriram uma conta no website ww.giveforward.com (www.giveforward.com/fundraiser/mtg2/brasileira-com-cancer). O website aceita doações acima de $5.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo