Imigração

Brasileira de 9 anos é resgatada sozinha em rio na fronteira entre México e EUA

Equipe do INM foi alertada pela polícia de fronteira sobre a presença de uma criança separada de sua mãe e abandonada no Rio Grande

Criança brasileira foi abandonada no Rio Grande. Foto: Instituto Nacional de Migração do México.

Na terça-feira (20), o Instituto Nacional de Migração do México (INM) anunciou o resgate de uma menina brasileira de 9 anos em uma ilhota no Rio Bravo, também conhecido como Rio Grande nos Estados Unidos. A criança foi encontrada sozinha no domingo (18), conforme divulgado pelo órgão mexicano.

Segundo relatos, a equipe do INM foi alertada pela polícia de fronteira dos EUA sobre a presença de uma criança separada de sua mãe e abandonada na pequena ilha. A identidade da menina não foi revelada, porém, em um vídeo publicado pelo INM, ela se identifica como Agatha, de 9 anos, originária do Brasil. O rosto da criança foi borrado pelo órgão para proteger sua identidade.

No mesmo dia, em outra ocorrência, um menor de 15 anos foi resgatado juntamente com um parente maior de idade e três adultos, vindos de El Salvador e Honduras. Todos permaneceram em solo mexicano. Em uma terceira situação registrada no domingo, mais dois imigrantes foram retirados de ilhotas no rio Bravo e encaminhados a hospitais da região.

O número de detenções na fronteira dos EUA com o México superou 2 milhões tanto no ano fiscal de 2022 como de 2023. Somente em setembro do último ano, mais de 200 mil migrantes foram registrados, de acordo com dados do governo americano.

*com informações da Folhapress

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo