Comunidade Manchete

Brasileira é reconhecida como a educadora mais influente do mundo

Ela desenvolveu um projeto ensina conceitos de montagem de motores, circuitos elétricos e programação com materiais reciclados

Em 2019, Débora também foi a primeira mulher brasileira e da América do Sul a ser finalista do Global Teacher Prize, conhecido como o “Nobel da Educação”, promovido pela mesma fundação internacional (Foto: Reprodução redes sociais)
Em 2019, Débora também foi a primeira mulher brasileira e da América do Sul a ser finalista do Global Teacher Prize, conhecido como o “Nobel da Educação”, promovido pela mesma fundação internacional (Foto: Reprodução redes sociais)

A professora Débora Garofalo recebeu o prêmio Global Teacher Influencer of the Year, lançado neste ano pela Varkey Foundation para reconhecer educadores que se destacam por usar as redes sociais como ferramenta para estender o aprendizado para além da sala de aula. A brasileira foi premiada pelo projeto de robótica com sucata, desenvolvido em uma escola pública da rede municipal de ensino, na cidade de São Paulo.

A iniciativa surgiu em 2015, a partir de uma conversa com os estudantes sobre o problema do lixo nas ruas, e acabou se transformando em uma solução que combina reciclagem, tecnologia, robótica e criatividade. O projeto ensina conceitos de montagem de motores, circuitos elétricos e programação com materiais reutilizados.

A metodologia recebeu prêmios nacionais e internacionais, tornou-se tema de livros escritos pela professora e foi incorporada como política pública do estado de São Paulo em cerca de 5.400 escolas, beneficiando aproximadamente 3,7 milhões de estudantes com atividades ligadas à tecnologia e à inovação. Além disso, influenciou a elaboração de políticas educacionais em outras partes do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Para Débora, o prêmio é uma conquista coletiva e um reflexo do potencial da educação pública brasileira. Segundo ela, o reconhecimento reforça a importância de investir em professores e valorizar iniciativas que estimulam a criatividade, o pensamento crítico e o engajamento dos alunos, além de evidenciar a necessidade de mais investimentos e valorização da educação no Brasil.

Graduada em Letras e Pedagogia, mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e Fab Learn Fellow pela Columbia University (EUA), atualmente a professora atua como palestrante e consultora, capacitando educadores e instituições.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo