Brasileira está entre os 40 executivos mais promissores do mundo

0
721

 Claudia SenderDA REDAÇÃO COM TERRA – A primeira mulher a presidir a TAM Linhas Aéreas foi escolhida pela revista americana Fortune para integrar a lista de 40 executivos mais promissores abaixo dos 40 anos. Aos 38, a brasileira Claudia Sender aparece na 30ª posição do ranking, que é liderado pela CEO do Yahoo, Marissa Mayer. A brasileira é graduada em Harvard e foi consultora da Bain & Company e marqueteira da Whirlpool.

Na apresentação de Sender, a revista cita que ela ainda é novata no ramo de empresas aéreas (entrou para a TAM em 2011), mas ressalta o histórico da executiva que tem como missão tirar a companhia da crise, após um prejuízo de R$ 1,2 bilhão em 2012, depois da fusão com chinela LAN.

A Fortune também pediu para que Sender contasse uma história de vida que fosse “segredo”. Ela relata que sofreu um acidente e quebrou o tornozelo durante uma caminhada no Havaí. Um helicóptero foi em seu socorro, mas a aeronave cai no caminho. “Passei a noite inteira na montanha esperando pelo helicóptero, só soube do acidente com ele na manhã seguinte”, disse Sender.

Ela atuava como vice-presidente da Unidade de Negócios Doméstica Brasil da TAM e foi anunciada em maio como a nova presidente da TAM. A executiva, que estudou engenharia química na Universidade de São Paulo (USP), atuava como vice-presidente Comercial e de Marketing da TAM desde 15 de dezembro de 2011.

No ranking da Fortune, Sender está ao lado de jovens executivos de empresas internacionais, como Mark Zuckerberg (Facebook), que aparece em terceiro lugar, John Elkann (Fiat), Kevin Systrom (Instagram) e David Karp, do Tumblr, que é o mais novo de todos, com 27 anos.