Comunidade Local Manchete

Brasileira Patrícia Lélis é procurada pelo FBI por fraude em processos de imigração nos EUA

A acusação afirma que a jornalista Patrícia Lélis é residente de Arlington, no Texas, e prometia ajudar brasileiros a obter vistos de residência permanente no país

Brasiliense Patricia Lélis é acusada de fraude nos EUA. Foto: Instagram

A Justiça dos Estados Unidos divulgou que está procurando uma brasileira foragida acusada de se passar falsamente por uma advogada de imigração. Segundo nota, a jornalista e blogueira Patrícia Lélis Bolin, de 29 anos, é acusada de fraudar seus clientes em aproximadamente $700 mil (cerca de R$ 3,4 milhões), além de roubo de identidade agravado, falsificação de formulários de imigração, forja de assinaturas e criação de recibos falsos. O nome dela foi incluído na lista de procurados do FBI.

A acusação afirma que Lélis vive em Arlington, no Texas, e prometia ajudar brasileiros a obter vistos de residência permanente no país. A jornalista teria cobrado $135 mil pelo serviço a uma vítima. No entanto, segundo a investigação, Patrícia transferiu o dinheiro para sua conta bancária pessoal e usou o montante para reformar sua casa e quitar dívidas do cartão de crédito. Se for condenada, a brasileira pode pegar até 20 anos de prisão.

Em um post no Twitter, Lélis confirmou que está sendo procurada: “Sim, o FBI no USA está me ‘procurando’. Mas já sabem exatamente onde estou como exilada política. Foram meses de perseguições e falsas acusações”, disse. “Meu suposto crime: não aceitei que me fizessem de bode expiatório contra aqueles que considero como meus irmãos por cultura e principalmente por lado politico e, sim, ‘roubei’ todas as provas que pude para mostrar o meu lado da historia e garantir minha segurança”, completou.

Na sexta-feira (12), a Justiça americana postou a seguinte nota: “Até o momento desta publicação de imprensa, Lelis Bolin não se encontra sob custódia policial. Se algum membro do público tiver informações sobre o paradeiro de Lélis Bolin, incentivamos a entrar em contato com o escritório de campo do FBI em Washington pelo telefone (202) 278-2000 ou com a linha de denúncias do FBI pelo telefone 1-800-CALL-FBI (1-800- 225-5324). As informações também podem ser enviadas online usando o formulário eletrônico de denúncias do FBI em https://tips.fbi.gov.

Quem é Patrícia Lélis

A brasiliense Patrícia Lélis ganhou notoriedade em 2016, após acusar o pastor e deputado federal Marcos Feliciano (PL-SP) de estupro. Dois anos depois, o processo contra o parlamentar foi arquivado e o Ministério Público brasileiro denunciou Patrícia por falsa comunicação de crime. Na ocasião, o laudo de uma psicóloga da Polícia Civil de São Paulo revelou que Lélis era “mitomaníaca”, portadora de um transtorno de personalidade que faz com que minta compulsivamente.

Em 2017, Lélis voltou aos holofotes afirmando que teria namorado um dos filhos de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que negou qualquer envolvimento com a moça. Patrícia o acusou de injúria e ameaça, no entanto, a Polícia Civil do Distrito Federal concluiu que haviam indícios de crime de denunciação caluniosa por parte de Lélis contra o filho do ex-presidente.

Em 2019, ela foi detida nos EUA por falsa acusação no estado da Virgínia. Segundo o site local para consulta de prisões, Patricia foi presa em 26 de fevereiro, pelo furto de $500. Na ocasião, Lélis foi condenada a 179 dias de prisão, porém, a pena foi suspensa e convertida em condicional.

Em 2021, a jornalista foi expulsa do PT, partido ao qual era filiada, por postagens consideradas “transfóbicas” pela sigla. A decisão foi tomada após a jornalista publicar um vídeo nas redes sociais em que fala que uma mulher trans “mostrou seu pênis a outras mulheres e adolescentes” ao entrar em um banheiro em Los Angeles.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo