Comunidade Manchete

Brasileiras mostram sua força e são candidatas em Pompano Beach e Margate (FL)

Luciene Gomes e Renata Castro são candidatas às vagas de commissioner e querem dar voz à comunidade brasileira; eleições acontecem nesta terça-feira (6)

Luciene Gomes e Renata Castro são as representantes brasileiras nas eleições

As eleições para cargos diversos (midterm election), incluindo para governador e vereador, acontecem nesta terça-feira (6) nos Estados Unidos, e o Sul da Flórida tem duas brasileiras disputando vagas de commissioner (vereadora) em Pompano Beach e Margate.

Para o Pompano Beach City District 5, a curitibana e corretora de imóveis Luciene Gomes, de 53 anos, não é filiada a nenhum partido e quer conquistar uma vaga na casa legislativa para ajudar a comunidade a adquirir a casa própria com mais facilidade. “Tenho costume de participar das reuniões da prefeitura e quero trabalhar com a infraestrutura da cidade. Meu objetivo é gerar emprego, treinamento para os residentes terem melhor opção de trabalho e gerar turismo. Além de facilitar a compra de imóveis pela comunidade. A população precisa de casa própria e financiamento rápido”, afirma ao AcheiUSA, Luciene Gomes.

Ela afirma que os vereadores precisam focar em gerar mudanças positivas para a comunidade. “Com minha eleição em Pompano Beach, vou trabalhar para que a cidade desenvolva esse potencial, de trabalhar junto com os moradores”.

Para o cargo de Commissioner Seat 3 na cidade de Margate, pelos Democratas concorre a advogada de imigração Renata Castro, de 35 anos, muito conhecida da comunidade brasileira por seu trabalho junto à população imigrante. Segundo Renata, que é candidata pela segunda vez, este é um momento único e é hora de unir o eleitorado em prol do benefício da comunidade. “Quero trabalhar lado a lado com a comunidade, nas áreas de fomento econômico, diretrizes de arquitetura e estruturais, orçamento, entre outras áreas. Uma vereadora brasileira eleita abrirá as portas para a colaboração entre brasileiros e americanos, além do engajamento político da comunidade”, disse Renata ao AcheiUSA. “Creio que será o primeiro passo de um futuro de representação política cada vez mais expressiva por braso-americanos”.

Segundo o Itamaraty, cerca de 1.490.000 brasileiros vivem nos EUA. A maior parte deles se concentra nos arredores de Boston (350 mil), Miami (300 mil) e New York (290 mil).

Para que possam votar nas eleições, ou se candidatar, é preciso ter cidadania americana. No caso dos vereadores, quem mora em Margate, só pode votar em quem é candidato naquela área, ou seja, quem é de Deerfield Beach e registrado para votar nesta cidade, não pode votar em um candidato de Pompano Beach, por exemplo.

De acordo com dados do Departamento de Segurança Nacional, nos anos fiscais de 2015, 2016 e 2017, 30.485 brasileiros se naturalizaram americanos.

Brasileira já é vereadora em Massachusetts

A ativista brasileira Margareth Basílio Shepard foi a primeira brasileira da história a vencer as eleições para commissioner em Framingham, Massachusetts,  há um ano.  Ela assumiu uma cadeira no sétimo distrito e tem como plataforma de trabalho lutar pelos direitos dos imigrantes, principalmente da sua comunidade. Margareth venceu com 587 votos. A cidade de Framingham tem uma numerosa comunidade brasileira.

Renata Castro é candidata a uma vaga de vereadora em Margate
Renata Castro é candidata a uma vaga de vereadora em Margate
Simone Gomes é candidata em Pompano Beach
Luciene Gomes é candidata em Pompano Beach
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo