Imigração

Brasileiro condenado por estupro de criança em SC é deportado dos EUA

Após sua condenação por estupro infantil em Florianópolis (SC), Edimir Gustavo Eckelberg fugiu para os EUA com visto de turista

Edimir Gustavo Eckelberg é deportado dos EUA. Foto: ERO Boston

Oficiais de deportação da ERO Boston publicaram, na sexta-feira (1º), a deportação de Edimir Gustavo Eckelberg, 62, dos Estados Unidos para o Brasil, ocorrida no dia 26 de janeiro. Eckelberg era procurado pelas autoridades brasileiras desde sua condenação por estupro de uma criança vulnerável em maio de 2023. A ERO Boston o prendeu em novembro de 2023, em Tewksbury, Massachusetts.

Após sua condenação por estupro por um tribunal criminal da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, mas antes de sua sentença, Eckelberg fugiu do Brasil, entrando nos Estados Unidos em New York com visto de turista em abril de 2023. Em maio de 2023, as autoridades brasileiras emitiram um mandado de prisão contra ele quando ele não compareceu para cumprir pena de 12 anos por sua condenação por estupro infantil. Depois de descobrir a presença de Eckelberg na área de responsabilidade do ERO Boston, os policiais o prenderam e notificaram-no para comparecer perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ). Ele foi mantido sob custódia do ERO Boston até sua remoção por via aérea para o Brasil no início deste ano.

“Não há crime mais repulsivo e perturbador do que a agressão sexual de uma criança”, disse o diretor do escritório de campo do ERO em Boston, Todd Lyons. “Nossas comunidades de New England estão mais seguras sem a presença de Edimir Gustavo Eckelberg, que agora está nas mãos das autoridades brasileiras”, disse.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo