Imigração

Brasileiro condenado por estupro em MG é deportado dos Estados Unidos

Francisco Xavier Martins, 43 anos, era procurado pelo tribunal criminal da cidade de Resplendor (MG) para cumprir pena de oito anos por estupro qualificado

Francisco Xavier Martins foi condenado por estupro em MG. Foto: ERO Boston

O ICE, por meio das Operações de Execução e Remoção (ERO) de Boston, informou a deportação de um fugitivo brasileiro presente ilegalmente nos Estados Unidos. As autoridades brasileiras buscavam a custódia de Francisco Xavier Martins, 43 anos, desde março de 2019. Segundo os oficiais de imigração, ele foi preso em 5 de dezembro de 2023, em Malden, Massachusetts.

Desde março de 2019, um tribunal criminal da cidade de Resplendor, no estado de Minas Gerais, procurava o fugitivo para cumprir pena de oito anos de prisão por estupro qualificado. Depois que o ERO Boston confirmou a possível presença de Martins em sua área de responsabilidade, os policiais da Unidade de Apreensão de Fugitivos localizaram e prenderam o brasileiro sem incidentes. Martins permaneceu sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) durante o processo de remoção e foi levado ao Brasil em um voo de deportação em 26 de janeiro.

Conforme informações do ICE, o brasileiro entrou ilegalmente no país, em Hidalgo, Texas, em maio de 2018. Ele foi detido, recebeu um aviso para comparecer a uma futura audiência de imigração e foi colocado em processo de deportação pela Patrulha de Fronteira dos EUA. Posteriormente, ele recebeu liberdade sob fiança por um juiz de imigração em junho de 2018.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo