Histórico

Brasileiro é o ‘Professor do Ano’ em Miami

Alexandre Lopes conquista uma honraria extraordinária por ter se destacado no sistema educacional do condado de Miami-Dade

Alexandre Lopes, nascido em Petrópolis, Rio de Janeiro, foi nomeado Professor do Ano do condado de Miami-Dade. Lopes, professor de pré-escola para alunos com autismo na escola Carol City Elementary, ficou muito feliz ao receber esta homenagem durante uma cerimônia de almoço no Doral Golf Resort e Spa em Miami. O condado de Miami-Dade é o quarto maior sistema de escolas públicas dos Estados Unidos.

Mais de 24 mil professores competiram por esta nomeação. O grupo foi reduzido a 435 semifinalistas através de visitas e entrevistas. Lopes foi um dos seis finalistas, os quais foram nomeados pelas quatro regiões do Distrito, pelo Education Transformation Office e pelo Adult/Alternative Education.

A filosofia educacional de Lopes consiste em utilizar os sentidos para fazer com que o aprendizado faça sentido. Este é um dos muitos segredos para atingir o sucesso, mas não é nenhum segredo que seus alunos da escola Carol City, muitos deles autistas, que são bem sucedidos por esta razão. O maior segredo de Alex talvez seja ele mesmo. Seu ex-colega disse que o professor certificado pelo National Board “simboliza as palavras de Mustafa Kemal Atatuk: um bom professor é como uma vela – ele consome a ele mesmo para iluminar o caminho de outras pessoas”.

Seja tocando instrumentos ou pronunciando palavras por etapas, seus alunos aprendem fazendo, eles adoram aprender praticando. A sala de aula de Lopes é descrita como “serena, alegre, e interessante”, onde ele geralmente senta-se no chão e canta, sorri e engaja os alunos absortos.

O discurso de aceitação de Lopes foi comovente e inspirador. A audiência, repleta de colegas e outros membros da comunidade educacional, estava entusiasmada e participou com ele. Lopes relembrou seus colegas sobre sua jornada pela carreira educacional e agradeceu seus alunos. Ele falou para seu colegas, para se tornarem a epifania de seus alunos. “Para terem certeza de que eles vejam algo neles que seja bom”, explicou Lopes.

Mia M. Lafrance, conselheira e professora pré-escolar da escola Dr. Henry W. Mack/West Little River K-8 Center, foi escolhida em segundo lugar. Para Lafrance, a pré-escola é uma jornada maravilhosa para despertar a curiosidade das crianças, estimulando a imaginação, e criando rituais, celebrações, e tradições que honram a infância e pavimentam a maioridade.

Os professores novatos também foram homenageados. Sheri Watson, professora de língua inglesa do quinto ano da escola Santa Clara Elementary, foi nomeada Professora Novata do Ano. O segundo lugar ficou para Annette Konoske-Graf, membro da Teach for America na escola Miami Edison Senior High.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo