Imigração Notícias

Brasileiro morre abandonado por ‘coiote’ ao tentar entrar nos EUA, diz PF do Brasil

Jovem foi enterrado como indigente e família só descobriu cinco meses depois através de informações fornecidas por terceiros

Legenda: Ayron Henrickson, de 21 anos, morreu durante travessia da fronteira do México com os EUA Foto: Reprodução/Redes sociais
Legenda: Ayron Henrickson, de 21 anos, morreu durante travessia da fronteira do México com os EUA Foto: Reprodução/Redes sociais

Cada vez mais se repetem dramas envolvendo brasileiros que tentam entrar nos EUA ilegalmente pela fronteira sul. O caso mais recente foi a divulgação do ocorrido com o brasileiro Ayron Henrickson Fernandes Gonçalves, de 21 anos, que morreu durante uma travessia irregular da fronteira do México com os Estados Unidos, em 13 de abril do ano passado, de acordo com a Polícia Federal (PF). O corpo dele foi encontrado seis dias depois da tentativa de imigração e acabou enterrado como indigente na cidade de Mexicali, em território mexicano.

Duas pessoas foram denunciadas pelo crime de contrabando de imigrantes, ambas por suspeita de participação no envio de Ayron para o exterior. Os acusados são Erlon Gomes da Silva e Evânio Paraíso Peres, de acordo com a PF. A informação foi inicialmente publicada pela “Folha de São Paulo” e confirmada pelo “Globo”.

Ayron deixou o Brasil em 10 de abril do ano passado. Ele pegou um voo no Rio de Janeiro com destino a Mexicali. O último contato feito com a família aconteceu em 13 de abril, data em que foi iniciada a tentativa fracassada de travessia.

Sem saber o paradeiro de Ayron, a família dele chegou a fazer apelos nas redes sociais, na época: “Se você viu ou sabe como encontrá-lo, entre em contato com a família”, dizia uma publicação feita por parentes, na época.

Segundo a PF, Ayron morreu ainda em território mexicano por insuficiência respiratória aguda causada por um edema pulmonar. Ele foi abandonado pelos coiotes por não ter conseguido acompanhar o grupo.

A família de Ayron descobriu que o corpo do brasileiro foi enterrado como indigente apenas cinco meses depois. Os parentes do imigrante foram informados pelo pai de um dos jovens que conseguiu finalizar a travessia e por uma mexicana que viu os apelos dos familiares nas redes sociais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo