Brasileiro vence disputa mundial de app para celular

0
617

Aplicativo para celular mostra problemas nas cidades

Brasileiro vence disputa mundial de app para celular

Da redação com UOL.com – O aplicativo brasileiro Colab venceu na quarta-feira (5) o concurso AppMyCity, que avaliou os melhores aplicativos urbanos do mundo. O AppMyCity rendeu um prêmio de US$ 5 mil à Quick, empresa brasileira que criou o aplicativo. A disputa, organizada pela New Cities Foundation, reuniu apps voltados a melhorar a vida e a convivência nas cidades, bem como buscar a sustentabilidade e tudo de forma divertida. O Colab era o único representante brasileiro entre três finalistas e venceu a disputa contra aplicativos dos Estados Unidos e de Israel.

O Colab se propõe a conectar pessoas com um interesse em comum: as cidades. Os usuários podem reclamar de problemas rotineiros, como buracos na rua, iluminação pública, defesa do consumidor, e também propor soluções e projetos para melhorar a cidade em que vive. É possível, ainda, avaliar a gestão pública do município quanto a serviços, instituições e entidades.

O principal diferencial do Colab é o uso da gamificação, que o torna parecido com um jogo ao usuário: cada participação do cidadão rende pontos, somados ao coeficiente “colab”. O aplicativo, disponível para Android e iPhone, também possui uma versão online no site colab.re. Todas as cidades brasileiras estão incluídas no cadastro da rede social.

Gustavo Maia, Bruno Acaraty e Paulo Pandolfi são os responsáveis pela Quick. “Isso nos incentiva a continuarmos com essa mobilização social, que é o intuito do Colab”, diz Gustavo Maia, cofundador da rede social.

O app tem três grandes seções: fiscalize, proponha e avalie. O usuário pode reclamar de problemas rotineiros, como buracos na rua, iluminação pública, defesa do consumidor, e também propor soluções e projetos para melhorar a cidade em que vive. É possível, ainda, avaliar a gestão pública do munícipio quanto a serviços, instituições e entidades.