Histórico

Brasileiros brilham no musical Into the Woods, em cartaz em Miami

Espetáculo que virou filme da Disney está em exibição em Downtown

Caio Campos

Brasileiros brilham no musical Into the Woods, em cartaz em Miami

Em Into the Woods, personagens dos mais diversos contos infantis se veem todos juntos e misturados na mesma trama – que enfoca a luta de um casal de camponeses para engravidar após terem sua existência amaldiçoada por uma bruxa. Sucesso na Broadway, onde estreou em 1987, recentemente o musical de Stephen Sondheim chegou às telas de cinema em caprichada produção dos estúdios Disney.

Como o filme baseado no musical vem fazendo sucesso (é estrelado, entre outros, por Meryl Streep e Johnny Depp, e recebeu indicações a prêmios como o Globo de Ouro), nada mais natural que a peça ganhasse novo fôlego. E assim, Miami sedia a encenação de uma montagem de Into the Woods. Ela fica em cartaz no Adrienne Arsht Center, em Downtown, do dia 22 de janeiro a 15 de fevereiro. O elenco, além de ter atores e cantores norte-americanos, conta com a presença dos brasileiros Marina Pires e Bruno Vida.

Marina dá vida a Rapunzel, a jovem que com suas longas tranças desperta a inveja de uma feiticeira e termina aprisionada no alto de uma torre. A brasileira conta que interpretar a personagem está longe de ser tarefa fácil. “É difícil! Into the Woods não é mais um conto de fadas. Éuma história muito realista com temas que tocam profundamente”, diz a atriz. “Fora que no segundo ato do musical, a história muda muito da original. E o cabelo? Não tenho nem um pingo de loira no sangue então tive que clarear minha sobrancelha”, diverte-se.

A jovem, que é de Goiás e estudou artes dramáticas em São Paulo, diz preferir atuar em musicais. “Prefiro fazer musical, mas só participei de musicais traduzidos do inglês pro português. Mas adoraria fazer uma peça folclórica ou escrita por um autor brasileiro”, conta, explicando que o convite para atuar em Into the Woods em Miami veio após ela participar em outro musical dirigido pelo mesmo diretor do espetáculo. Ela vive nos Estados Unidos desde 1995.

Já o outro ator brasileiro na peça, Bruno Vida, interpreta o personagem clássico dos contos infantis: João, do Pé de feijão, o garoto que com um punhado de grãos mágicos e desafia um gigante. Bruno se dedica ao teatro desde os sete anos de idade e detalha as dificuldades de viver o personagem no espetáculo. “Mesmo que eu seja jovem, intepretar um menino foi um dos desafios, já que requer muita energia”, conta. “Além disso, tem a música. A música é incrivelmente difícil, apesar de genial e linda.”

O mato-grossense conta que começou no teatro nos Estados Unidos, logo após se mudar para cá, em 2003. “Minha mãe queria encontrar uma maneira para que eu conhecesse mais crianças da minha idade, para que eu me socializasse. Daí, um colega de trabalho dela falou sobre uma audição para um musical em um teatro de crianças que era local, eu fui, fui aprovado e nunca mais parei.”

Bruno também vê diferenças entre peça e filme. “O filme é simplesmente lindo. Os atores são ótimos. A única coisa é que o filme é incrivelmente diferente da versão teatral. Um monte foi cortado para o filme, para torná-lo adequado para todas as idades”, avalia – e termina por convidar o público a prestigiar a peça e conferir essas diferenças. “Você tem que ver o musical para ver o que realmente acontece com todos os personagens.”

SERVIÇO
Into the Woods
Data: de 22 de janeiro a 15 de fevereiro
Horário: vários
Endereço: 1300 Biscayne Boulevard, Miami, 33132
Preço: $50
Informações: arshtcenter.org

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo