Brasileiros cultivam maracujá, jabuticaba, goiaba e até siriguela no sul da Flórida

0
12487

Frutas tipicamente tropicais se adaptam ao clima quente e úmido. Telma Pouzas (foto) exibe com orgulho o maracujá

Ana Paula Franco

ARQUIVO PESSOAL
“Brasileiros

Telma Pouzas

Quem não gosta de apreciar frutas colhidas no pé e sem agrotóxico? Se forem frutas com gosto da casa da gente, melhor ainda. Brasileiros que vivem no sul da Flórida estão cultivando maracujá, caju, jabuticaba, carambola, goiaba siriguela e outras frutas deliciosas no quintal de casa. O melhor de tudo é que eles estão comercializando mudas e frutos, o que ajuda a matar um pouco a saudade de casa.

Essas frutas típicas de clima tropical – não só do Brasil, mas da América do Sul e Central – encontram por aqui o clima ideal para crescerem. Todo mundo sabe que a Flórida é um ótimo lugar para cultivo de laranjas e outras frutas cítricas, mas muitos outros frutos crescem neste clima também.

“Se passar de Boca Raton, as mudas não vingam. Essas frutas gostam de temperaturas altas, do clima quente e úmido. No clima frio não pega”, afirma Ana Cristina Pitts, brasileira de Fortaleza (CE) que vende mudas de várias frutas.

Ana Cristina é esteticista, casada com um americano que cultiva e vende picles em feiras. Acompanhando o marido aos domingos nas feiras, ela conheceu um amigo que cultivava mudas frutíferas, entre elas, maracujá, jabuticaba, siriguela e carambola. “Resolvi presentear uma amiga que ama maracujá. Ela adorou o presente e outras pessoas começaram a me pedir. Consegui mudas de jabuticaba, goiaba e carambola. A procura é grande, já tenho dez pedidos de mudas de jabuticaba por exemplo”.

Quando Ana Cristina postou em uma página no Facebook intitulada “Amigas Brasileiras na Flórida” que reúne quase cinco mil seguidoras, o post teve mais de 120 comentários. A maior demanda foi por jabuticaba e maracujá. “As pessoas sentem falta do Brasil e é uma forma de se sentir mais perto de casa”, disse.

A mineira Telma Pouzas, de Governador Valadares (MG) e vive em Deerfield Beach ajuda a irmã Ivany e o cunhado Nélio Guimarães a venderem as frutas e verduras que cultivam no quintal de casa em Pompano Beach. Ela está feliz com o sucesso que os maracujás fizeram.

No quintal de Ivany o imponente pé da fruta chama atenção entre os de mamão, manga e abacate. O casal também cultiva hortaliças como couve e taioba. “Antes não vendíamos, mas minha irmã resolveu anunciar e percebemos que muito brasileiro é louco por maracujá. Sempre gostamos de plantas. Plantamos a semente e pegou”, disse.

Quem se interessar por comprar mudas ou frutas podem entrar em contato com Ana Cristina (954) 867-4096 ou Telma Pouzas no (954) 822-2445.