Brasileiros detidos no México

0
538

Conterrâneos estão entre os 79 indocumentados que, segundo autoridades, queriam entrar ilegalmente nos EUA

Pelo menos 10 brasileiros indocumentados foram detidos em Chiapas, na fronteira entre o México e a Guatemala e as autoridades militares mexicanas acreditam que o objetivo do grupo era chegar até aos Estados Unidos. A prisão aconteceu na terça-feira (24 de março) e outros 69 imigrantes da América Central também estão atrás das grades, aguardando os procedimentos de deportação.

De acordo com um comunicado da Procuradoria Geral da República do México, soldados da Marinha desconfiaram de um trailer e, durante a inspeção, encontraram os imigrantes que seriam transportados para o centro do país. Os militares prenderam também um mexicano, que seria o suposto ‘coiote’ (traficante de pessoas). Aquela região, à beira do rio Grijalva, um dos mais largos e caudalosos do país, que é muito utilizado como rota de entrada dos indocumentados. As autoridades disseram que o grupo chegou ao México a bordo de lanchas rápidas e logo entraram no trailer.

Vale lembrar que os turistas não precisam de visto para entrar na Guatemala, mas o México, pressionado pelos EUA, voltou a exigir o visto dos sul-americanos, inclusive dos brasileiros.