Brasileiros dominam pódio da Walt Disney World Marathon, em Orlando

0
656

Prova que ocorreu no domingo (11) foi vencida pelos atletas Fredison Costa e Giovana Martins

“”

DA REDAÇÃO (com Agência Estado e Sun Sentinel) – A Walt Disney World Marathon deste ano, que aconteceu na cidade de Orlando no domingo (11), ficou marcada pela vitória inédita de brasileiros tanto na categoria masculina quanto feminina da prova.

A competição, de 26.2 milhas de extensão, teve seus lugares mais altos no pódio ocupados pelo baiano Fredison Carneiro Costa, 37, e pela paulista Giovana Martins, 32.

Costa sagrou-se campeão da prova pela terceira vez em sua trajetória no esporte, cruzando a linha de chegada após 2 horas, 18 minutos e seis segundos de prova.

O maratonista já havia sido o mais rápido da Walt Disney World Marathon e ganhado o título em outras duas ocasiões: em 2011 e 2012.
Já Giovana completou a prova após 2 horas, 50 minutos e 20 segundos da largada. Ao cruzar a linha de chegada beijou o chão e se enrolou na bandeira do Brasil.

Brasileiros em massa
“Fico muito feliz em ver que a cada ano o Brasil traz mais atletas à essa corrida. Gostei de toda a minha prova, especialmente quando passei ao lado do pessoal da ESPN e pude ver meu treinador torcendo por mim”, disse Costa ao Sun Sentinel.

O atleta vive há mais de um ano em Orlando e treina no ESPN Wide World of Sports Complex, dentro da Disney.

Campeões frequentes
Desde 1998, em 16 edições, o Brasil levou a melhor em 13 delas no masculino – curiosamente, em dois dos anos que não venceu entre os homens, conquistou as suas únicas vitórias no feminino.

O atleta Adriano Bastos é o maior vencedor da prova. Ele ganhou em 2003, entre 2005 e 2010, e também no ano passado. Neste ano, Adriano foi o segundo, com o tempo de 2h22s54, mais de um minuto depois de Fredison, que venceu com 2h21s39.

Nos dez títulos seguidos de brasileiros, esta foi, porém, a segunda prova mais lenta. No ano passado, a CBAt cobrou o tempo de 2h13min44 como mínimo para obtenção de índice para o Mundial de Atletismo.