Negócios

Brasileiros encontram dificuldades para alugar imóveis na Flórida

Especialistas afirmam que, por falta de informações e documentos, brasileiros não estão conseguindo alugar casas e apartamentos; veja o que é preciso para conseguir alugar um imóvel na FL

A lei propicia um alívio momentâneo, mas os governos precisam pensar emu ma solução duradoura (Foto: aarp.com)
Brasileiros estão tendo dificuldades de alugar um imóvel na FL (Foto: aarp.com)

Alugar um imóvel está cada vez mais difícil na Flórida. A demanda está alta e, por não existir uma legislação que regulamente os reajustes de preços dos aluguéis, os inquilinos têm visto aumentos de até 100% no valor das casas.

De acordo com um estudo da CoreLogic, o aluguel de uma casa de dois quartos nos Estados Unidos aumentou 12.6% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Em Miami, os aluguéis de casas e apartamentos disparou 38.6% no período. Em Orlando, esse reajuste foi de 20%.

Além da escassez de imóveis com preços razoáveis, os brasileiros enfrentam outro problema muito comum: a falta de comprovantes de renda para conseguir alugar um imóvel.

A corretora de imóveis Nathalia Hodge da Atlantic One Realty Group afirma que todos os dias ela recebe ligações de brasileiros precisando de imóveis para alugar, mas têm o pedido negado logo de cara. “Em especial os recém-chegados, eles pensam que basta apresentar o passaporte para alugar. Não sei se eles são influenciados por amigos ou youtubers, eles pensam que é simples conseguir um imóvel na Flórida. Apesar de a burocracia ser menor que no Brasil, existem regras que precisam ser cumpridas”, enfatiza Nathalia.

Nathalia preparou um checklist (leia abaixo) com os documentos necessários para conseguir alugar um imóvel na Flórida. “Há cinco anos, as exigências eram bem menores. Era muito mais fácil chegar com o passaporte e alugar um imóvel. Hoje isso não existe mais”.

Veja o que é necessário para se alugar um imóvel na Flórida:

-Se você não tem Social Security, faça um ITIN number (Individual Taxpayer Identification).

-Se você tem Social Security, antes de procurar um apartamento, verifique se seu crédito está acima de 650. Existem aplicativos gratuitos para checagem do crédito.

– Se você recebe o salário em cash, não guarde em casa. Coloque tudo o que ganha no banco, pelo menos uns 3 meses antes de começar a procurar apartamento.

-Tenha todos os documentos em dia. O ideal é que você tenha uma driver’s license válida, mas se não for possível, o passaporte precisa estar em dia.

-Está em um imóvel alugado? Peça uma carta de recomendação ao proprietário do imóvel.

-Tem trabalho informal? Peça ao seu chefe uma carta falando o quanto você ganha.

-Quer adotar um animal de estimação? Alugue o imóvel primeiro, depois pegue o animal.

– O ideal é você ganhar pelo menos 3 vezes o valor do aluguel. Por exemplo, para pagar um aluguel de $2000, você precisa ter renda comprovada mensal de $6000 por mês.

– Como garantia, o proprietário vai solicitar um pedir um depósito, o último mês de aluguel adiantado e o primeiro mês.

-Para aqueles que estão legalizados no País, mas não têm condições de pagar um aluguel, considere aplicar para os programas do governo. Dependendo da sua renda você pode ter até 100% do aluguel pago.

Confira aqui os programas de aluguel do governo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo