Histórico

Brasileiros no exterior devem votar nas eleições de outubro

ALDO JANSEL
Brasileiros no exterior devem votar nas eleições de outubro

No dia 5 de outubro, mais de 350 mil eleitores brasileiros irão às urnas em embaixadas, consulados e missões diplomáticas fora do país – um aumento de 76,75%, em comparação com 2010. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Miami, cerca de 16 mil títulos estão disponíveis. As Eleições de 2014 serão realizadas nos próximos dia 5 de outubro e, havendo segundo turno, dia 26 de outubro.

Todos os brasileiros maiores de 18 anos que residem no exterior (exceto analfabetos e idosos com mais de 70 anos) são obrigados a votar, mas podem escolher apenas o futuro presidente da República.

Serão mais de mil seções eleitorais espalhadas por 120 países. Os Estados Unidos concentram o maior número de eleitores brasileiros (mais de 112 mil), seguidos de Japão, Portugal e Itália. A Alemanha é a quinta da lista, com 18.113 votantes.

Para participar das eleições fora do Brasil, é necessário transferir o título de eleitor. Mas o prazo para o cadastramento acabou no dia 7 de maio.

Os brasileiros que vivem no exterior e mantém o domicílio eleitoral no Brasil precisam justificar a ausência. Além de ficar em débito com a Justiça Eleitoral, o eleitor que não fizer a justificativa fica proibido de solicitar qualquer documento junto aos consulados, como o passaporte.

A justificativa pode ser feita no dia da eleição, na sede da embaixada ou da repartição consular brasileira responsável pela localidade em que reside. Ou por carta até 60 dias após cada turno do pleito. O procedimento é válido para o primeiro e o segundo turnos. A outra opção é justificar a ausência até 30 dias depois do retorno do eleitor ao país. Quem já transferiu o título para o exterior, mas não puder votar no dia 5 de outubro, também precisa justificar.

Para as eleições de 2014, o TSE autorizou a instalação de 34 seções eleitorais extras em 20 países, que vão funcionar fora das sedes de embaixadas e repartições consulares.

Eleições brasileiras na Flórida
Na Flórida, urnas serão instaladas no Miami-Dade College, Wofson Campus, situado no endereço “300 NE 2nd Avenue, Miami, FL 33132”, onde votarão cidadãos brasileiros inscritos na jurisdição do Consulado-Geral.

Os eleitores que fizeram a transferência do título de eleitor devem retirado o documento no Consulado-Geral (80 SW 8th Street, suíte 2600, Miami, FL 33130). Os títulos também podem ser entregues aos titulares nas missões itinerantes, mediante pedido prévio do interessado, enviado para o endereço “eleitoral.miami@itamaraty.gov.br”.

Eleições em Orlando
Por razões técnicas e orçamentárias, não mais serão abertas urnas na cidade de Orlando. No entanto, os eleitores residentes naquela e em outras cidades poderão votar no Miami-Dade College.

Mais informações
Mais informações pertinentes às eleições de 2014 estão disponíveis na página eletrônica miami.itamaraty.gov.br/pt-br/eleicoes_2014.xml.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo