Comunidade Manchete

Brasileiros no exterior têm até quarta-feira (4) para transferir o título de eleitor online

Segundo o TSE, todos os brasileiros maiores de 18 anos, incluindo os que moram fora do Brasil, devem votar ou justificar ausência no dia da eleição

Eleitores devem apresentar um documento de identificação válido e comprovante de residência (Imagem: TSE)

Brasileiros que moram fora no Brasil e desejam participar das eleições presidenciais de outubro deste ano têm até a próxima quarta-feira (4), para tirar o título de eleitor ou registrar mudança no domicílio eleitoral. O processo é rápido e deve ser feito na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É necessário apresentar um documento de identidade válido e comprovante de residência.

Segundo a legislação, o voto é obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos, e os que estiverem no exterior devem votar ou justificar ausência no dia da eleição, independentemente do status imigratório. O exercício do voto, nesses casos, é exigido apenas na escolha  para presidente e vice-presidente.

Em regra, a votação no exterior ocorre nas representações diplomáticas do Brasil. Mas para este ano, o Ministério das Relações Exteriores solicitou a ampliação desses locais de votação por causa da grande quantidade de brasileiros aptos a votar em outros países. No início do mês de abril, o TSE divulgou que mais de 600 mil títulos estavam regularizados. Mais de 90 países terão zonas eleitorais, sendo que os EUA é um dos que tem maior número, com locais de votação em  Atlanta, Boston, Houston, Miami, Orlando, New York, San Francisco e Washington. 

Vale lembrar que para tirar ou renovar passaporte é preciso estar em dia com as obrigações eleitorais. Para regularizar seu título e votar nas eleições presidenciais deste ano clique aqui.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo