Comunidade

Brasileiros podem fazer gratuitamente a carteira de matrícula consular

Brasileiros que vivem no exterior podem tirar, gratuitamente, a Carteira de Matrícula Consular (CMC) que é um documento criado para auxiliar o brasileiro que vive no exterior. De acordo com o Consulado-Geral do Brasil em Miami, a ideia é que o brasileiro tenha um documento com fotografia reconhecido pelo governo brasileiro e que os dados fornecidos às autoridades consulares estejam registrados para a obtenção no futuro de outros documentos, como o passaporte.

A Carteira de Matrícula Consular é gratuita e deverá ser solicitada em pessoa.

O documento fica pronto em cerca de 30 dias e é enviado pelo Correio para o domicílio do requerente. Passado este período, caso, por motivo de mudança ou endereço informado incorretamente, não tenha sido possível a entrega da CMC no local indicado, o documento retornará ao Consulado-Geral e poderá ser retirado em pessoa pelo requerente após a devida identificação.

As principais finalidades da matrícula consular são: em casos de emergência, facilitar o contato com os familiares no Brasil; facilitar a substituição de outros documentos brasileiros em casos de furto, roubo ou extravio; facilitar o retorno ao Brasil, em caso de perda do passaporte;

O Consulado lembra que a CMC não substitui a carteira de habilitação, nem é comprovante de situação imigratória, mas comprova que o portador foi oficialmente identificado e registrado em uma das repartições consulares do governo brasileiro nos Estados Unidos. Antes de utilizá-la para qualquer fim, recomenda-se que o portador pergunte se a CMC é aceita no estabelecimento. Lembre-se de que a CMC é um documento brasileiro, e não norte-americano.

Outras informações no website do Consulado-Geral do Brasil em Miami

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo