Brasileiros se destacam no automobilismo

0
2931

Massa é líder na Fórmula 1 e etapa da Indy teve dobradinha Kanaan/Castroneves

O momento é excelente para os brasileiros no automobilismo. Na Fórmula 1, o piloto Felipe Massa ocupa pela primeira vez na carreira a liderança do campeonato e está pronto para o GP da Inglaterra, no dia 6 de junho. Na Indy, a festa brasileira foi dobrada na última etapa disputada em Richmond: Tony Kanaan conseguiu a primeira vitória brasileira na temporada 2008 e teve ao seu lado no pódio o também brasileiro Hélio Castroneves, que em uma corrida de recuperação obteve o segundo lugar.

Massa, que participou de testes na pista durante a semana passada, acabou precisando tirar um dias de folga para melhorar da gripe e do torcicolo que o atacaram na Inglaterra. “Agora estou preparado para encarar nossos rivais diretos, na casa deles e diante de seu público. Estou confiante em manter a ponta no campeonato”, afirmou o brasileiro, referindo-se aos adversários da McLaren. Ele revelou que gosta do circuito de Silverstone, até porque há vários pontos de ultrapassagem. Massa já obteve 48 pontos este ano, dois a mais do que Robert Kubica (da BMW) e cinco à frente de Kimi Raikkonen, seu companheiro de escuderia.

Com relação à Fórmula Indy, o ano parece que finalmente começou para os brasileiros. A vitória em Richmond foi o ponto alto de um fim de semana perfeito para Kanaan, que já havia conquistado a pole da prova. Mas não se pode dizer que a corrida foi fácil: após nove bandeiras amarelas e muitos abandonos, somente 12 carros completaram as 500 milhas sem problemas. “A minha equipe, desde os meus companheiros, ao pessoal nos boxes, fez um trabalho fantástico. Estou muito feliz e abrimos a porteira, espero que venham muito mais vitórias”, falou o piloto baiano.
Quatro segundos depois da bandeirada a Kanaan, cruzava a linha de chegada outro brasileiro, Hélio Castroneves, que largou na 18ª posição do grid e anotou pontos importantes na luta pelo campeonato. Helinho é hoje o segundo na contagem geral de pontos, atrás de Scott Dixon. A próxima prova é também no dia 6 de julho, em Watkins Glen.