Brasília: próxima parada da Copa Cultural

0
693

Palestras sobra a capital brasileira serão realizadas no Books & Books Center em Coral Gables

O Centro Cultural Brasil-USA (CCBU) e a Books & Books Center/CCBU) continuam sua parceria de um ano de programação de exploração cultural do Brasil. A Copa Cultural 2.0 enfoca a cultura, as tradições, a arte, música e gastronomia das doze cidades-sede da Copa do Mundo em 2014 que ocorrerá no Brasil no próximo ano.

Nossa segunda parada será em Brasília, nossa capital, uma cidade singular, considerada uma das maravilhas arquitetônicas do século XX.. A Unesco acrescentou a cidade à lista de Patrimônio da Humanidade em 1987, por representar um dos mais importantes exemplos do movimento moderno na arquitetura e do planejamento urbanístico.

O professor Jean-François Lejeune, professor e diretor da University of Miami School of Architecture e autor do livro “Crueltyand Utopia: Cities and Landscapes of Latin America” (Princeton Architecture Press) guiará os participantes por uma análise sobre o inovador plano urbano criado por Lucio Costa e os impressionantes prédios e monumentos concebidos por Oscar Niemeyer.

Após a apresentação do professor Lejeune, Maria Elisa Barreto, uma amiga próxima da família do presidente Juscelino Kubitschek, falará a partir da perspectiva de alguém que acompanhou de perto a construção da nova capital.

Uma recepção informal está programada, após as palestras que começam às 6:30pm, no pátio da Books & Books, que fica na 265 Aragon Ave, em Coral Gables.

A Copa Cultural 2.0 Brasília é patrocinada por The Brickellian e pela sra. Stella Holmes, curadora de artes, de museus e produtora do documentário “West EncountersEast”.