Arte & Cultura Histórico Música

Brazilian Voices: Vozes femininas movidas por uma paixão pelo Brasil

Grupo vocal de mulheres brasileiras comemora dez anos soltando a voz

O que une as brasileiras Loren Oliveira e Beatriz Malnic não é o fato de ambas serem paulistanas, muito menos a coincidência de terem estudado no mesmo colégio da capital paulista e na mesma época. Apesar desse caminho paralelo, as duas só foram mesmo se conhecer muito tempo depois, nos Estados Unidos, para onde emigraram há mais de dez anos. Aqui, a paixão comum pela música juntou as duas na criação do coral Brazilian Voices, grupo vocal de mulheres brasileiras imigrantes que comemorou dez anos de atividade com um concerto de casa cheia no Amaturo Theatre do Broward Center For The Perfoming Arts, em Fort Lauderdale.

Para quem acompanhou desde o início a trajetória do grupo, é notável a sua evolução, de um despretensioso grupo de mulheres reunidas para cantar juntas, para o conjunto profissional que é hoje o Brazilian Voices, com cinco CDs e um DVD já gravados, e mais de 260 apresentações pelos Estados Unidos. Nesse dez anos de atividades, 138 mulheres passaram pelo coral, num total de 142 ensaios por ano e mais de 267 músicas no repertório, que vai do rock ao forró, passando por jazz e bossa nova.

A apresentação de sexta-feira (dia 18), comemorando os dez anos do grupo, mostrou todo o amadurecimento do Brazilian Voices. Sob a direção artística de Jade Matarazzo e acompanhadas pela competente banda liderada por George Tandy, elas cantaram de Jobim a Lady Gaga, passando pelo desafio de encarar a famosa Bohemian Rhapsody, da banda inglesa Queen, cantada com o talento, segurança e descontração de quem sabe o que está fazendo. Com arranjos que deixaram a simplicidade de lado, as 40 mulheres que estavam no palco enfrentaram todos os desafios de executar com precisão o repertório super eclético do programa, e se saíram muito bem.

Sempre sob a direção geral de Loren e Beatriz, o Brazilian Voices deixou de ser apenas um coral e passou a ser um grupo com alto grau de profissionalismo, voltado para a divulgação da cultura brasileira no Exterior através da música. Um dos seus mais vibrantes projetos é a recente criação do Brazilian Voices Kids, versão da mesma filosofia do grupo feminino aplicada às crianças. O BV Kids já gravou o seu primeiro CD, com lançamento marcado para o Cinema Paradiso, em Fort Lauderdale, no próximo dia 11 de dezembro.

Com todo esse sucesso, é natural que o Brazilian Voices queira soltar a voz cada vez mais. Nos planos do grupo, está o sonho de expandir as apresentações em temporadas mais extensas. “Queremos fazer uma apresentação extra além da noite de estreia. Nunca repetimos um show até hoje, porque nossas produções são muito caras e não temos orçamento para uma segunda apresentação. Por isso, nosso sonho é poder manter um mesmo show por uma temporada maior”, explica Loren. “Mas nosso objetivo maior como donas de casa é continuarmos promovendo a música brasileira com nossas vozes e manter essa alegria de estarmos juntas como uma família num país estrangeiro.

O Brazilian Voices é um exemplo de como iniciativas simples, como reunir despretensiosamente algumas mulheres para cantar juntas e matar a saudade do Brasil, podem ganhar uma dimensão inesperada. O Brazilian Voices hoje é um grupo de dedicadas mulheres, empenhadas em promover a música e a cultura brasileira no Exterior. Elas têm conseguido esse objetivo com competência, talento e sobretudo paixão. Esta última, aliás, foi com toda certeza o combustível que levou o Brazilian Voices até onde o grupo está.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo